Avaliação de intervenção viária para a interseção da Avenida Fernando Ferrari, Avenida Adalberto Simão Nader e Avenida Professor Fernando Duarte Rabelo com o emprego da técnica de microssimulação de tráfego

Gregorio, Isabella Campo Dall'orto ; Wandekoken, Monika Bernardo (2023)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O município de Vitória, com a expansão urbana e a seguindo a linha do cenário de grandes cidades do Brasil, tem-se o crescimento da frota de veículos e a necessidade de investimentos em infraestrutura, visando a melhoria do nível de serviço nas vias. A modelagem de tráfego é uma técnica utilizada para simular o comportamento do tráfego em uma determinada área, logo usando a microsimulação para simular o comportamento individual de veículos e motoristas dentro da vida de estudo, prevendo os prováveis impactos relativos a mudanças nos padrões de tráfego resultados de alterações no fluxo de tráfego ou de mudanças no ambiente físico, como número de faixas de sinalização. Para a microssimulação foi utilizado o VISSIM desenvolvido pela PTV Vision. O software permite simular padrões de tráfego para veículos de passeio, veículos de carga, linhas de transporte público, pedestres e ciclistas, fornecendo resultados realistas. A área de estudo compreende na interseção entre a Avenida Fernando Ferrari e a Avenida Adalberto Simão Nader. O presente estudo teve por objetivo analisar a viabilidade técnica de uma intervenção em desnível ligando Vitória-Serra e Serra-Vitória na Avenida Fernando Ferrari através da microssimulação de tráfego. Foram simulados três cenários, sendo o cenário 01 a situação atual, cenário 02 a projeção do crescimento do fluxo de veículos no período de 15 anos e o cenário 03 sendo a projeção do crescimento do fluxo de veículo com a intervenção em desnível. Mediante ao estudo, conclui-se que o nível de serviço da via é satisfatório evidenciando a viabilidade técnica da interseção sugerida, corroborando para maior fluidez do trânsito e melhorando a capacidade do nível de serviço da via de D para A. Logo, sugere-se a continuidade deste trabalho, com a realização de estudo a localização de semáforos e suas respectivas programação semafóricas, realizar contagens volumétrica e direcional dos pedestres e ciclistas para avaliar a mobilidade ativa da interseção e por fim realizar a modelagem macroscópica de tráfego.


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