Aprendendo-Junto : Gamificação aplicada a crianças com autismo.
tcc
RESUMO: Nas dinâmicas salas de aula brasileiras, onde a diversidade de aprendizado é evidente, a introdução de aplicativos móveis e estratégias de gamificação emergem como uma resposta inovadora para atender às necessidades educacionais dos alunos autistas. O cenário tecnológico atual, permite uma revolução na educação inclusiva trazendo consigo inovações com um impacto significativo, promovendo contribuições valiosas e diversificadas. Nesse contexto, foi desenvolvido um aplicativo gamificado, projetado para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, especialmente para pessoas com deficiência intelectual. Este artigo destaca a criação desse aplicativo gamificado destinado a melhorar a experiência educacional de alunos com transtorno do espectro autista (TEA). Além disso, aborda a importância da inclusão dessas pessoas no sistema educacional, ressaltando a necessidade de estratégias pedagógicas inovadoras. A adoção da gamificação é apresentada como uma abordagem eficaz para aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos. A junção da tecnologia gamificada para o desenvolvimento educacional, aliada a uma pesquisa que ilustra como a tecnologia, quando empregada de forma adequada e sensível, pode desempenhar um papel fundamental na promoção da inclusão e na melhoria da qualidade da educação para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
ABSTRACT: In dynamic Brazilian classrooms, where learning diversity is evident, the introduction of mobile applications and gamification strategies emerge as an innovative response to meet the educational needs of autistic students. The current technological scenario allows for a revolution in inclusive education, bringing with it innovations with a significant impact, promoting valuable and diverse contributions. In this context, a gamified application was developed, designed to improve the teaching and learning process, especially for people with intellectual disabilities. This article highlights the creation of this gamified application aimed at improving the educational experience of students with autism spectrum disorder (ASD). Furthermore, it addresses the importance of including these people in the educational system, highlighting the need for innovative pedagogical strategies. The adoption of gamification is presented as an effective approach to increase student motivation and engagement. The combination of gamified technology for educational development, combined with research that illustrates how technology, when used appropriately and sensitively, can play a fundamental role in promoting inclusion and improving the quality of education for people with spectrum disorders autistic (ASD).
Redes Sociais