A resistência às mudanças de paradigma na gestão pública
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Falar de gestão pública de uma forma geral, ainda remete a ideia de um serviço ineficiente, mesmo com as inovações já inseridas em todas as frentes de prestação de serviço público. As ideias sobre uma administração pública eficiente avançaram com a revolução industrial e com o enfraquecimento dos poderes aristocratas e absolutistas (MOTTA,2013 p.01) A inserção de mudanças no modelo de administração das repartições públicas, nem sempre é vista com bons olhos, são muitos desafios a serem enfrentados, sendo um dos principais, a resistência que muitos servidores têm, devido a dificuldade de adaptação, pois muitas vezes já estão acostumados com o modelo debilitado de prestação de serviço (BEHN, 1998 p. 01). A cultura da inovação na prestação de serviço público, será bem-sucedida, com a sua inclusão aos poucos, de uma maneira gradativa e paciente. É trazendo a percepção a esses servidores, da necessidade de se adaptarem, mostrando os benefícios que essas mudanças podem trazer, seja na implantação de novas tecnologias, seja na rotina de qualificação profissional através de conhecimentos específicos, novas ferramentas de trabalho etc (BEHN, 1998 p. 03). A mudança de mentalidade para uma nova gestão pública eficiente, precisa primordialmente começar pelos líderes, aqueles que forem mais abertos à mudança, passarão mais confiança aos seus liderados na hora de se adaptarem com uma nova cultura gerencial . A quebra de paradigmas na gestão pública têm sido uma jornada de séculos, para Behn (1998): Os campeões da nova gestão pública têm desafiado o paradigma tradicional de administração pública que regulou nosso pensamento e deliberações (se não na prática) por mais de um século. O argumento deles é bastante simples o método tradicional de organização do poder executivo e muito lento, burocrático, ineficiente, pouco responsivo, improdutivo. (BEHN, 1998 p.01). A abertura à inovação e quebra dos paradigmas nos serviços públicos, possibilitam um cenário onde todos saem ganhando, o servidor consegue ter um ambiente de trabalho favorável para desenvolvimento das suas atividades, o cidadão consegue acessar um serviço com maior eficiência.
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