Casa Project : um jogo de tabuleiro para o ensino do curso técnico em edificações
dissertação de mestrado
RESUMO: Em uma conversa realizada com os alunos do primeiro ano do curso técnico em edificações e seus professores, percebeu-se que os alunos iniciantes têm dificuldade em assimilar os conceitos técnicos. Assim, para dinamizar esse processo de ensino e aprendizagem, surgiu a ideia de um jogo de tabuleiro denominado Casa Project, um recurso educacional inovador desenvolvido como parte do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória. O objetivo principal deste jogo é revolucionar o ensino técnico em edificações, proporcionando uma abordagem envolvente e prática para o aprendizado de conteúdos relacionados à construção civil por meio da metodologia ativa da aprendizagem baseada em jogos. A Casa Project simula todo o processo de construção de uma casa, permitindo aos jogadores vivenciar desde o planejamento até o acabamento. Ele se destaca por incorporar elementos estratégicos, negociação e tomada de decisões, transformando a aprendizagem em uma experiência significativa. Uma característica essencial é sua capacidade de transmitir uma gama de conhecimentos prévios para os alunos que ainda não adentraram nas disciplinas técnicas. Salienta-se ainda que o jogo utiliza um sistema de conversão inteligente que relaciona cartas do jogo a detalhes reais de materiais de construção, tornando o aprendizado altamente aplicado e prático. Durante o jogo, são abordados profissionais da área e situações do cotidiano que afetam diretamente uma obra. Motivado por explorar o potencial das metodologias ativas baseadas em jogos para estimular a aprendizagem técnica, esta pesquisa possui natureza aplicada, qualitativa e exploratória. Como ferramenta de captação de dados para uma análise interpretativa que sustenta a conclusão realizada por meio da triangulação dos dados, utilizou-se de entrevistas, questionários, oficinas e observação. Sua aplicação foi desdobrada em seis etapas: apresentação da equipe e esclarecimento dos procedimentos éticos da pesquisa, entrevista com os professores, entrevista inicial com os alunos, oficina, entrevista final com alunos, análise e comparação dos resultados. A pesquisa demonstrou o impacto positivo do "Casa Project" no aprendizado dos alunos e despertou o interesse de professores pela sua incorporação em suas aulas comprovando ser uma ferramenta inovadora e valiosa para o ensino técnico na área da infraestrutura, contribuindo significativamente para tornar a educação mais dinâmica e eficaz. Uma sugestão promissora que surgiu a partir desses resultados é a adaptação do jogo para uma versão digital. Essa adaptação pode ampliar sua acessibilidade para outras instituições de ensino, permitindo que diversas disciplinas e comunidades acadêmicas aproveitem esse recurso de forma simplificada. É importante destacar ainda, que esse tema não apenas enriquece nossa compreensão sobre o uso de jogos como estratégias pedagógicas, mas também tem o potencial de inspirar investigações futuras nessa área, abrindo novos horizontes para a melhoria da educação e do ensino técnico.
ABSTRACT: In a conversation with first-year students of the technical course in buildings and their teachers, it was noticed that beginning students have difficulty assimilating technical concepts. Thus, to streamline this teaching and learning process, the idea of a board game called Casa Project emerged, an innovative educational resource developed as part of the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education (ProfEPT) at the Federal Institute of Education, Science and Technology do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória. The main objective of this game is to revolutionize technical education in buildings, providing an engaging and practical approach to learning content related to construction through the active methodology of game-based learning. Casa Project simulates the entire process of building a house, allowing players to experience everything from planning to finishing. It stands out for incorporating strategic elements, negotiation and decision-making, transforming learning into a meaningful experience. An essential characteristic is its ability to transmit a range of prior knowledge to students who have not yet entered technical disciplines. It should also be noted that the game uses an intelligent conversion system that relates game cards to real details of construction materials, making learning highly applied and practical. During the game, professionals in the field and everyday situations that directly affect a project are discussed. Motivated by exploring the potential of active game-based methodologies to stimulate technical learning, this research is applied, qualitative and exploratory in nature. As a data capture tool for an interpretative analysis that supports the conclusion made through data triangulation, interviews, questionnaires, workshops and observation were used. Its application was divided into six stages: team presentation and clarification of the research's ethical procedures, interview with teachers, initial interview with students, workshop, final interview with students, analysis and comparison of results. The research demonstrated the positive impact of the "Casa Project" on student learning and aroused the interest of teachers in incorporating it into their classes, proving it to be an innovative and valuable tool for technical education in the area of infrastructure, significantly contributing to making education more dynamic and effective. A promising suggestion that emerged from these results is the adaptation of the game to a digital version. This adaptation can increase its accessibility to other educational institutions, allowing different disciplines and academic communities to take advantage of this resource in a simplified way. It is also important to highlight that this topic not only enriches our understanding of the use of games as pedagogical strategies, but also has the potential to inspire future investigations in this area, opening new horizons for improving education and technical teaching.
Redes Sociais