A leitura como prática de liberdade : a formação de mediadores de leitura em escolas do sistema prisional do Espírito Santo

Farias, Tatiana da Lus Santos (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: O texto apresenta projeto de pesquisa vinculado à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e possuiu como objeto de pesquisa: a formação de mediadores de leitura em escolas do sistema prisional do ES. Como aporte teórico, dialogamos com Freire (1989, 1996) e os seus conceitos de palavramundo e dialogicidade; no campo da leitura literária tivemos como base os escritos de Petit (2006, 2009), Andruetto (2015) e Candido (1995, 2002); no que tange à parceria na formação de professores nos embasamos nos estudos de Foerste (2003,2005) e Ludke (2003); As especificidades teóricas no cárcere foram sustentadas por Silva & Passos (2019), Silva (2017) e a Matriz da Pedagogia Social. Metodologicamente, optamos pela base qualitativa da pesquisa, com algumas particularidades da pesquisa-ação e da pesquisa narrativa em educação com viés bakhtiniano. Como produto educacional, foi realizado um relatório do nosso projeto de extensão, em formato de e-book, com o percurso das ações realizadas, além da sistematização das práticas de leitura realizadas em nossa pesquisa

ABSTRACT: The text presents a research project linked to the line of teacher training, of the Graduate Program in Humanities Teaching (PPGEH) and had as its object of research: the training of reading mediators in schools of the prison system of ES. As a theoretical contribution, we dialogue with Freire (1989, 1996) and his concepts of word-world and dialogicity; in the field of literary reading, we were based on the writings of Petit (2006, 2009), Andruetto (2015) and Candido (1995, 2002); with regard to partnership in teacher education, we are based on the studies of Foerste (2003, 2005) and Ludke (2003); The theoretical specificities in prison were supported by Silva & Passos (2019), Silva (2017) and the matrix of Social Pedagogy. Methodologically, we opted for the qualitative basis of the research, with some particularities of action research and narrative research in education with a Bakhtinian bias. As an educational product, a report of our extension project was carried out, in e-book format, with the course of the actions carried out, in addition to the systematization of the reading practices carried out in our research.


Collections: