CADERNO DE RESUMOS DO ENCONTRO DA REDE DE EDUCADORES AMBIENTAIS DO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR
livro
O Projeto Rio Doce Escolar: Formação de Educadores em Educação Ambiental nas Escolas Capixabas do Rio Doce foi elaborado pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo a convite e em atendimento ao Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce (PG33) da Fundação Renova. O projeto visa promover formação em nível de pós-graduação de educadores atuantes nas escolas públicas da educação básica nos municípios de Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares, localizados na região da bacia do Rio Doce, no Estado do Espírito Santo, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para cada escola envolvida com o Projeto, foram ofertadas cinco vagas para o curso de Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental, sendo três vagas destinadas a docentes de diferentes disciplinas, uma vaga para um gestor e uma vaga para um representante da comunidade com formação superior que tenha/terá envolvimento direto com ações educativas desenvolvias na escola. Também foi ofertada uma vaga para o curso de Especialização em Educação Ambiental Escolar para cada escola. Esses seis atores educativos formaram um Grupo de Trabalho (GT), coordenado pelo cursista da especialização, para desenvolver Proposta Pedagógica Aplicada (PPA) no chão da escola com a temática ambiental “Bacia do Rio Doce” no contexto de um projeto guarda-chuva (PEAE) de extensão. Ao final do Aperfeiçoamento e do Módulo I da Especialização, os cursistas produziram um Relato de Experiência de sua Proposta Pedagógica Aplicada (PPA) que foi apresentado no EREA em formato de banner como requisito obrigatório para integralização dos cursos. Assim, o EREA, objetiva dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos nas PPAs pelos cursistas do aperfeiçoamento e especialização, promovendo momentos de reflexão sobre a prática pedagógica e compartilhamento de saberes entre a rede de educadores ambientais do Projeto Rio Doce Escolar. Esta publicação apresenta os resumos de tais relatos.
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