Entre atividades pedagógicas presenciais e não presenciais no ensino médio integrado : práticas curriculares e o uso das tecnologias digitais no contexto pandêmico
dissertação de mestrado
RESUMO: Nossa proposta de estudo surge do interesse em investigar um evento recente ocorrido em todo o contexto educacional brasileiro: a inesperada transição emergencial do ensino presencial para o ensino remoto e o ensino flexível, no período de isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19. Como pressupostos teóricos para o trabalho buscamos as ideias de autores considerados como referências para o estudo das temáticas trabalho e educação, formação humana integral, currículo integrado, Educação Profissional e Tecnológica e tecnologias digitais aplicadas ao contexto escolar, tais como: Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Della Fonte (2014; 2020); Kuenzer (2002); Mill (2014; 2018; 2019); Prensky (2001); Moran (2015). O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Ibatiba se constitui como o lócus da pesquisa e o movimento de implementação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) na instituição, em período de aulas remotas e de retorno flexível das aulas presenciais, trata-se do foco da investigação. Salientamos que a organização da carga horária dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) ocorria em formato de atividades presenciais e a brusca transição para o ensino remoto, devido à situação emergencial da pandemia, causou grande impacto em toda a comunidade escolar. Nesse sentido, a investigação problematiza a implementação dessas práticas com ênfase nas perspectivas da integração curricular e da formação humana integral e traz como destaque as conexões entre o uso das tecnologias digitais e o currículo integrado no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A abordagem utilizada na pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório, com ênfase na pesquisa com os cotidianos e apresenta como principal recurso metodológico a entrevista semiestruturada. Como resultados da pesquisa, destaca-se que após o período pandêmico as tecnologias digitais passaram a ser mais utilizadas no contexto do EMI, assim como se reafirma a necessidade de institucionalização de uma “educação digital”, em que o uso dessas tecnologias esteja cada vez mais presente nos processos de aprendizagem realizados nas salas de aula. A pesquisa aponta ainda para a ampliação do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas curriculares, sendo necessário para tanto a garantia de condições de trabalho adequadas, bem como a realização de processos de formação docente permanentes. O produto educacional criado durante a pesquisa, no formato de um curso de formação continuada de professores (E-book e Mooc), é intitulado "Tecnologias digitais aplicadas ao Ensino Médio Integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”, com ênfase em conteúdos, recursos e procedimentos para as práticas pedagógicas, buscando colaborar com a ampliação do uso dessas ferramentas tecnológicas nos cursos técnicos integrados, além de contribuir para a formação humana integral.
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