As contribuições do padlet para a leitura digital das crônicas de Clarice Lispector nas aulas de LP no ensino fundamental

Almeida, Fabiana Marins Coimbra de (2023)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, do campus IFES Vitória, tem como proposta refletir acerca da leitura digital do gênero crônica, utilizando as crônicas da escritora brasileira Clarice Lispector. A partir de uma perspectiva interacionista, a ferramenta Padlet foi utilizada como recurso de leitura, produção e interatividade entre os alunos de uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Como aporte teórico, foram estabelecidos diálogos com os seguintes autores: Bakhtin (2016), Koch & Elias (2007; 2011), Ribeiro (2009; 2016), Coscarelli (2011; 2016), Marcuschi (2008), entre outros. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa, mais especificamente com preceitos da pesquisa participante e da pesquisa-ação. O estudo foi aplicado na EMEF Otto Ewald Júnior, localizada em Itararé, no município de Vitória, capital do Espírito Santo, com o 9º ano A no ensino fundamental II. Os sujeitos da pesquisa são adolescentes, com idade entre 13 e 17 anos, moradores da região de Itararé, Bairro da Penha, Bonfim e outros bairros adjacentes. O resultado deste trabalho culminou no desenvolvimento de um produto educacional em formato de e-book, constituído por uma sugestão de atividades para professores do ensino fundamental II, baseadas em sequências didáticas de Dolz & Schneuwly (2004) e nas oficinas desenvolvidas com os discentes na prática pedagógica.

ABSTRACT: This research, carried out within the scope of the Professional Master's Degree in Letters – PROFLETRAS, at the IFES Vitória campus, aims to reflect on the digital reading of the chronicle genre, using the chronicles of the Brazilian writer Clarice Lispector. From an interactionist perspective, the Padlet tool was used as a resource for reading, production and interactivity among students in a 9th grade class. As a theoretical contribution, dialogues were established with the following authors: Bakhtin (2016), Koch & Elias (2007; 2011), Ribeiro (2009; 2016), Coscarelli (2011; 2016), Marcuschi (2008), among others. The research presented a qualitative approach, more specifically with precepts of participatory research and action research. The study was applied at EMEF Otto Ewald Júnior, located in Itararé, in the municipality of Vitória, capital of Espírito Santo, with the 9th grade A in elementary school II. The research subjects are adolescents, aged between 13 and 17 years, living in the region of Itararé, Bairro da Penha, Bonfim and other adjacent neighborhoods. The result of this work culminated in the development of an educational product in e-book format, consisting of a suggestion of activities for elementary school teachers, based on didactic sequences of Dolz & Schneuwly (2004) and on the workshops developed with students in pedagogical practice.