Educação de jovens e adultos : desafios para o acesso aos programas de assistência estudantil com vistas à efetivação do direito social à educação
Dissertação de mestrado
RESUMO: Essa pesquisa, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfFEPT), vinculado à linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica, analisa os desafios que os(as) estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do curso de Qualificação Profissional em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão Integrado ao Ensino Médio do Ifes Campus Serra encontram para ser contemplados pelos Programas da Política de Assistência Estudantil, ofertados por meio de editais específicos, com vistas à garantia do direito à educação. Os aportes teóricos priorizaram os estudos do Grupo Trabalho Educação e da EJA em interlocução com o campo de estudo da política de assistência estudantil. Operamos, do ponto de vista metodológico, com a pesquisa qualitativa de cunho exploratória e explicativa, por meio da abordagem do Estudo de Caso. Os participantes da pesquisa constituem-se nos(as) discentes do curso de Qualificação Profissional e nos(as) membros(as) da Comissão Gestora da Política de Assistência Estudantil do Ifes Campus Serra. Como estratégias metodológicas, adotamos os estudos bibliográficos e documentais; a aplicação de questionário e de entrevista e a realização do grupo de discussão para aplicar e validar o Produto Educacional. Os dados produzidos foram sistematizados e analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva, segundo as contribuições de Moraes e Galiazzi. A partir dos resultados alcançados por meio da escuta feita durante a inserção ao campo empírico e dos movimentos realizados com o grupo de discussão organizamos, de forma colaborativa, o caderno informativo – Desvendando o processo seletivo da Assistência Estudantil. Tal material constitui-se em apoio para inscrição no processo seletivo, material didático para oficinas com os(as) estudantes, como também no apoio aos servidores(as) e estudantes nos laboratórios de informática para efetivar a inscrição no processo seletivo, assim como orientações sobre os documentos pessoais, onde emiti-los.
ABSTRACT: This research, within the scope of the Graduate Program in Professional and Technological Education - ProfFEPT, linked to the line of research Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education, analyzes the challenges that youth and adult education students from the professional Qualification course in Low Voltage Building Electrician Integrated to High School at the Ifes Campus Serra encounterin order to be contemplated by the Student Assistance Policy Programs, offered through specific notices, with a view to guaranteeing the right to education. The theoretical contributions prioritized the studies of the Education Working Group and the EJA in interlocution with the field of study of the student assistance policy. From a methodological point of view, we used qualitative exploratory and explanatory research, using a case study approach. The research participants are the students on the Professional Qualification course and the members of the Student Assistance Policy Management Committee at the Ifes Campus Serra. As methodological strategies, we adopted bibliographic and documentary studies; the application of a questionnaire and interview and the holding of a discussion group to apply and validate the Educational Product. The data produced was systematized and analyzed using the Textual Discourse Analysis technique, according to the contributions of Moraes and Galiazzi. Based on the results achieved by listening during the introduction to the empirical field and the movements made with the discussion group, we collaboratively organized the information booklet - Unraveling the Student Assistance selection process. This material provides support for registering for the selection process, didactic material for workshops with students, as well as support for civil servants and students in computer labs to register for the selection process, as well as guidance on personal documents and where to issue them.
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