Proposta de circuitos educativos para o município de Venda Nova do Imigrante : potencialidades do agroturismo para a promoção da alfabetização científica
Dissertação de mestrado
RESUMO: O Município de Venda Nova do Imigrante situa-se na região serrana do Estado do Espírito Santo sendo considerado uma referência nacional em Agroturismo, modalidade de turismo rural que associa a vivência do cotidiano agrícola ao lazer, à visitação e à valorização do meio ambiente. Esta pesquisa buscou potencializar a educação não formal e o agroturismo da região a partir da elaboração e validação de circuitos educativos, com vistas a promoção da alfabetização científica. Para alcançar os objetivos foram pesquisados dezessete espaços de educação não formal, sendo escolhidos nove para a composição dos circuitos. A partir da caracterização desses espaços, elaborou-se três circuitos educativos voltados para conteúdos que permitissem a promoção da alfabetização científica com enfoque CTS/CTSA. Esses circuitos foram validados em um curso de formação continuada de professores do município de VNI e em aulas de campo por mais dois grupos de professores, alunos de cursos de pós-graduação na área de ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, teórico-empírica, do tipo estudo de caso, os dados foram coletados a partir de estudo bibliográfico, entrevistas semiestruturadas, questionários, observação participante e registro em diário de bordo. Os resultados apontam que a proposta dos circuitos agroeducativos contribui para que professores possam utilizar os espaços de educação não formal do município, para desenvolverem atividades que promovam o processo de alfabetização científica com enfoque CTS/CTSA. O desenvolvimento da pesquisa permitiu a produção de um Guia Didático de Ciências com a descrição dos três circuitos educativos: Circuito Agroeducativo Fermentação, Circuito Agroeducativo Agroturismo e Circuito Agroeducativo Histórico-Cultural, contendo informações para que professores promovam a elaboração e o desenvolvimento de atividades educativas, potencializando o agroturismo e a educação não formal, a partir do contexto escolar.
ABSTRACT: The Municipality of Venda Nova do Imigrante is located in the mountainous region of the State of Espírito Santo, being considered a national reference in Agrotourism, a rural tourism modality that associates daily rural life with leisure, visitation and environmental valuation. This research sought to strengthen non-formal education and agro-tourism in the region by developing and validating educational circuits, with a view to promoting scientific literacy. In order to reach the objectives, seventeen spaces of non-formal education were researched, being chosen nine for the composition of the circuits. Based on the characterization of these spaces, three educational circuits were developed for contents that allowed the promotion of scientific literacy with a CTS / CTSA approach. These circuits were validated in a continuing training course of teachers of the municipality of VNI and in field classes by two more groups of teachers, students of postgraduate courses in the area of science teaching. This is a qualitative, descriptive, theoretical-empirical research, of the case study type, the data were collected from a bibliographic study, semi-structured interviews, questionnaires, participant observation and logbook record. The results point out that the proposal of the agro-educational circuits contributes to teachers being able to use the non-formal education spaces of the municipality to develop activities that promote the scientific literacy process with a CTS / CTSA approach. The development of the research allowed the production of a Didactic Science Guide with the description of the three educational circuits: Agroeducative Fermentation Circuit, Agro-Education Agro-Education Circuit and Historic-Cultural Agro-Educational Circuit, containing information for teachers to promote the elaboration and development of educational, enhancing agrotourism and non-formal education, from the school context.
Redes Sociais