Uma proposta de ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica através do uso de vídeos, experimentos e uma visita na Escola da ciência física de Vitória

Cândido, Julio Cesar Carriço (2018)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Neste trabalho foi desenvolvida uma proposta didática para o ensino de eletromagnetismo baseada nos efeitos da corrente elétrica. O desenvolvimento da proposta ocorreu, em sua maioria, em um espaço formal de ensino (sala de aula), e na Escola de Ciência Física, que é um espaço não formal. Esta proposta didática foi estruturada nos seguintes referenciais: A Interação Social de Vygotsky, a Dialogicidade de Paulo Freire, o Espaço Não Formal como potencializadores do ensino (Gohn), a utilização de vídeos como motivação (Moran) e a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de Delizoicov. O intuito desde o primeiro encontro foi realizar atividades e discussões em grupos a fim de promover um desenvolvimento cognitivo a partir de aulas dialógicas. Os 3MP são divididos da seguinte maneira: Problematização Inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento. Para o momento da problematização inicial foram utilizados vídeos com o intuito de motivar os alunos a debater/questionar após a exibição. Uma importante contribuição deste trabalho reside na união entre o ensino em espaços formais e espaços não formais, onde houvera uma preparação anterior à visita. Os encontros seguintes em sala de aula foram construídos baseados no que foi visto no espaço não formal. De maneira geral, os resultados obtidos neste trabalho foram significativos, e através da análise da avaliação final conseguimos verificar que houve desenvolvimento conceitual. Ademais, o questionário de opinião destacou pontos positivos elencados pelos alunos. Dessa forma, o trabalho conseguiu atingir os objetivos que foram propostos.

ABSTRACT: In this research it was developed a didactic proposal for the teaching of electromagnetism based on the effects of electric current. The development of the proposal took place mostly in a formal classroom (classroom), but one of the meetings happened at the Escola de Ciência Física, which is a non-formal space. This didactic proposal was structured in the following references: Vygotsky's Social Interaction, Paulo Freire's Dialogicity, Non-Formal Space as Teachers (Gohn), the use of videos as motivation (Moran) and the methodology of Three Pedagogical Moments (3MP) by Delizoicov. The aim of the first meeting was to carry out group activities and discussions in order to promote a cognitive development based on dialogic classes. The 3MP are divided as follows: Initial Problematization, Knowledge Organization and Knowledge Application. For the moment of the initial problematization, videos were used in order to motivate the students to debate / question after the exhibition. An important contribution of this work lies in the union between teaching in formal spaces and non formal spaces, where an adequate preparation prior to the visit was made and, in the following classes, the classroom meetings were built based on what was seen in the space non-formal. In general, the results obtained in this work were significant, and through the analysis of the final evaluation we were able to verify that, for most students, there was conceptual development in most of the questions. In addition, the opinion questionnaire highlighted many positive points listed by the students. In this way, the work achieved the objectives that were proposed.


Collections: