A importância da ludicidade na educação infantil

Oliveira, Natalícia Batista Alexandre (2023)

tcc

Trabalhar com a educação infantil exige do professor a tomada de decisões e o uso de estratégias diversas, a fim de atender ao perfil das crianças. Dentre os meios e propostas, há a ludicidade, que envolve brincadeiras, jogos, diversão e outros aspectos que mexem com a imaginação e criatividade do estudante. Assim, este trabalho tem o objetivo de abordar o lúdico na educação infantil, discutir as teorias que em torno dele existem e refletir sobre estratégias para o uso da ludicidade. Com isso, buscou-se apresentar o conceito de lúdico, sua integração na prática pedagógica, refletindo sobre alternativas para desenvolvê-lo em sala, debatendo suas teorias e entendendo a ludicidade como um conceito maior, que vai além das brincadeiras. Para isso, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, em uma pesquisa qualitativa, por meio de textos acadêmicos, legislações, livros e artigos. Foi percebido que o lúdico no contexto escolar deve estar em função da aprendizagem, de modo a contribuir com todo processo ensino aprendizagem da criança.

Working with early childhood education requires the teacher to make decisions and use different strategies in order to meet the children's profile. Among the means and proposals, there is playfulness, which involves games, fun and other aspects that affect the student's imagination and creativity. Thus, this work aims to address playfulness in early childhood education, discuss the theories surrounding it and reflect on strategies for using playfulness. With this, we sought to present the concept of playfulness, its integration in pedagogical practice, reflecting on alternatives to develop it in the classroom, debating its theories and understanding playfulness as a greater concept, which goes beyond games. For this, the methodology used was a bibliographic review, in a qualitative research, through academic texts, legislation, books and articles. It was realized that play in the school context must be a function of learning, in order to contribute to the child's entire teaching-learning process.