Equações Diofantinas para a EJA usando gamificação

Souza, Cinésia Medeiros de (2023)

tcc

RESUMO: O presente trabalho apresenta uma revisão sistemática, sobre materiais didáticos, com o tema Equações Diofantinas usando gamificação, voltados para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é fazer uma síntese se os materiais encontrados atendem aos alunos dentro de suas perspectivas e anseios. Utilizamos a revisão sistemática da literatura para realizar essa busca, seguindo os passos de Mendes e Pereira. Nossa pesquisa é de abordagem qualitativa. Para realizarmos esta busca, utilizamos as strings: “Gamificação na EJA”; Gamificação na EJA; Gamificação e equações diofantinas; Ensino de equações diofantinas na EJA; Gamificação na EJA e Gamificação e equações diofantinas. Delimitamos que nossa pesquisa seria restrita ao site Google Acadêmico e na língua portuguesa. Nossos resultados apontam que não há publicação destes materiais didáticos com este tema, específicos para estas turmas, no banco de dados escolhido. Apontamos a necessidade de pesquisas futuras para que se crie materiais apropriados para esta modalidade de ensino, com o objetivo de contemplar estes alunos e professores, com materiais que possibilitem um aprendizado mais relevante e que auxilie o professor em sua prática docente.

ABSTRACT: The present work presents a systematic review, on the search for didactic materials, with the theme Diophantine Equations using gamification, aimed at the audience of Youth and Adult Education (EJA). The goal is to make a synthesis of whether the materials found meet the perspectives and desires of the students. We used a systematic review of the literature to carry out this search, following in the footsteps of Mendes and Pereira. Our research takes a qualitative approach. To perform this search, the following strings were used: "Gamification in EJA"; Gamification in EJA; Gamification and Diophantine equations; Teaching of Diophantine equations in EJA; Gamification in EJA and Gamification and Diophantine Equations. We defined that our research would be restricted to the Google Scholar website and in the Portuguese language. Our results indicate that there is no publication of these didactic materials with this theme, specific to these classes, in the chosen database. We point out the need for future research in order to create appropriate materials for this teaching modality, with the objective of contemplating these students and teachers, with materials that enable a more relevant learning and that help the teacher in his teaching practice.


Collections: