Análise da melhoria de desempenho lumínico em ambiente escolar por meio de aberturas : estudo de caso em Vitória/ES
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a melhoria do desempenho lumínico em ambiente escolar por meio da inserção de abertura lateral e zenital, considerando o estudo de caso na cidade de Vitória/ES. A metodologia utilizou simulações computacionais, realizadas no software DIALux em um ambiente escolar previamente selecionado, de geometria retangular, adotou-se os tipos de céu padrões da CIE (Commission Internationale L´aclairage). A análise foi realizada em pontos específicos do ambiente, em horários e dias do ano pré-estabelecidos. As melhores performances lumínicas foram para o Céu 07 (parcialmente nublado) e Céu 12 (claro) para o cenário 02 (sala com abertura lateral). Sobre a uniformidade, para o Céu 03 (encoberto), há maior potencial no cenário 03 (sala com abertura zenital) em melhorar a uniformidade ambiente. Em relação a uniformidade do Céu 07 (parcialmente nublado) e Céu 12 (claro), confirma-se o potecial da abertura lateral no cenário 02 ao melhorar a uniformidade, atentando-se apenas para o contraste lumínico em horários específicos nas datas dos equinócios ao utilizar abertura zenital no cenário 03.
Redes Sociais