A evasão escolar de estudantes no processo de transição do ensino fundamental II para o ensino médio
tcc
RESUMO O artigo procurou refletir a respeito dos processos de evasão escolar nos anos finais do Ensino Fundamental e início do Ensino Médio sob o enfoque de como a Gestão Escolar pode e deve associar-se aos mecanismos que potencializam as práticas pedagógicas e propostas de socialização, afins de proporcionar um ambiente incentivador, de acesso e permanência com qualidade/equidade destes indivíduos no processo de escolarização. Para este fim, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, uma análise de literaturas publicadas nos sites de pesquisa, utilizando-se de artigos científicos online como o Repositório do IFES, Portal de Periódicos da Capes e Google Acadêmico, obtendo seus resultados a partir dos fundamentos da Evasão Escolar e Abandono Escolar, com o objetivo de conhecer e analisar as contribuições que possam embasar teoricamente a discussão do tema proposto. Portanto, fica evidente a importância que o papel do gestor escolar quando desempenhado com excelência representa na instituição de ensino, a apropriação e inclusão de uma identidade e cultura condizente de resultados significativos para a instituição, aos alunos e sociedade. A educação procura fomentar pessoas criativas, autônomas, críticas e inventivas, indivíduos que possam avaliar e não apenas aceitar tudo o que lhes oferece, sendo a escola um espaço privilegiado por promover debates e discussões que objetivam a emancipação do sujeito, é notório que, enquanto mediadora, o essencial é incentivar os educandos e despertá-los, colocando-os numa posição ativa no ambiente escolar, em busca de conhecimentos (PULASKI, 1986). O estudo apontou a necessidade de políticas públicas mais assertivas, que tenham como premissa um esforço minucioso de toda equipe, olhar cauteloso da gestão, mantendo o acompanhamento persistente desses estudantes e que para reverter o cenário de exclusão e por consequência o fracasso escolar, serão necessárias políticas públicas fortes e consistentes, é importante estabelecer uma relação próxima com os estudantes e seus pais e/ou responsáveis, além disso, é primordial ter uma visão abrangente e, ao mesmo tempo, individualizada de cada um deles, a fim de prevenir as tão temidas evasões. Portanto, apesar dos desafios e desconfortos associados a esse assunto, é necessário vencer a tradicional resistência e pesquisar cientificamente os fenômenos que causam a evasão escolar, com o propósito de compreendê-los com base nos estudos de especialistas que buscam elucidar suas causas e identificar as intervenções necessárias, assertivas para atenuar os altos índices de evasão na medida em que tal fenômeno implica prejuízos inumeráveis, ao indivíduo e para sociedade. Palavras-chave: Gestão escolar. Ensino Fundamental. Ensino Médio. Evasão Escolar.
ABSTRACT The article sought to reflect on the processes of school dropout in the final years of Elementary School and the beginning of High School with the focus on how School Management can and should be associated with mechanisms that enhance pedagogical practices and socialization proposals, in order to provide an encouraging environment of access and permanence with quality/equity for these individuals in the schooling process. To this end, qualitative research was carried out, an analysis of literature published on research sites, using online scientific articles such as the IFES Repository, Capes Periodical Portal and Google Scholar, obtaining results from the fundamentals of School Evasion and School Dropout, with the aim of knowing and analyzing the contributions that can theoretically support the discussion of the proposed topic. Therefore, the importance that the role of the school manager, when performed with excellence, represents in the educational institution is evident, the appropriation and inclusion of an identity and culture consistent with significant results for the institution, students and society. Education seeks to foster creative, autonomous, critical and inventive people, individuals who can evaluate and not just accept everything that is offered to them, with school being a privileged space for promoting debates and discussions that aim at the emancipation of the subject, it is clear that, while mediator, the essential thing is to encourage students and awaken them, placing them in an active position in the school environment, in search of knowledge (PULASKI, 1986). The study highlighted the need for more assertive public policies, which are premised on a thorough effort from the entire team, a cautious approach from management, maintaining persistent monitoring of these students and that, in order to reverse the scenario of exclusion and consequently school failure, it will be necessary strong and consistent public policies, it is important to establish a close relationship with students and their parents and/or guardians, in addition, it is essential to have a comprehensive and, at the same time, individualized view of each one of them, in order to prevent the so-called feared evasions. Therefore, despite the challenges and discomforts associated with this subject, it is necessary to overcome traditional resistance and scientifically research the phenomena that cause school dropout, with the purpose of understanding them based on studies by specialists who seek to elucidate their causes and identify the necessary, assertive interventions to mitigate the high dropout rates as this phenomenon implies innumerable losses, for the individual and for society (PULASKI, 1986). Keywords: School management. Elementary School. High school. School dropout.
Redes Sociais