Processos de formação no espaço do conselho escolar : possibilidades de diálogos entre educação ambiental crítica e gestão democrática

Chagas, Evandro Ribeiro (2018)

Dissertação de Mestrado

RESUMO: A pesquisa em tela tem por objetivo analisar um processo formativo junto a membros do Conselho Escolar de duas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Cariacica-ES. A formação teve como proposta, seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva Crítica na Educação Ambiental em diálogo com a Pedagogia Histórico-Crítica, problematizar conteúdos e práticas referentes a Educação Ambiental no contexto da Gestão Democrática, visando a elaboração de propostas de intervenção no território vivido. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, numa abordagem com traços da pesquisa participante ancorado em Brandão (1999, 2007) e Gajardo (1999), cujos dados foram produzidos por meio da utilização de questionários e da gravação em áudio, e analisados qualitativamente à luz dos pressupostos teóricos da Educação Ambiental Crítica, apoiados em pesquisadores como Loureiro (2004, 2005, 2006, 2012), Lobino (2010, 2012), Tozoni-Reis (2006, 2008) e outros, da Pedagogia Histórico-Crítica, fundamentada em Saviani (2011, 2012), enquanto a Gestão Democrática e o espaço do Conselho Escolar escudam-se em Paro (2004, 2007), Lobino (2010) e de documentos oficiais. Como produto educacional, foi elaborada uma proposta teórico-metodológica a partir de elementos produzidos durante o curso de formação. Após as análises realizadas, foi possível constatar que o Conselho Escolar pode se constituir em um espaço de formação, apropriação/produção de conhecimento contra hegemônico e mobilização, considerando a relação entre escola e comunidade local. Desse modo, ratifica-se ser essa uma possibilidade para o estreitamento entre escola e a comunidade local, a linha de consolidação de políticas voltadas para a Educação Ambiental em diálogo com o fortalecimento da gestão democrática na educação pública.

ABSTRACT: The screen survey aims to analyze a training process with members of the School Council of two educational units of the Cariacica-ES Municipal Education Network. The training had as proposal, following the theoretical and methodological assumptions of the Critical perspective in Environmental Education in dialogue with the Historical-Critical Pedagogy, to problematize contents and practices related to Environmental Education in the context of Democratic Management, aiming at the elaboration of proposals for intervention in the territory vivid. It is a qualitative research, in an approach with traits of the participant research anchored in Brandão (1999, 2007) and Gajardo (1999), whose data were produced through the use of questionnaires and audio recording, and analyzed qualitatively in the light of the theoretical assumptions of Critical Environmental Education, supported by researchers such as Loureiro (2004, 2005, 2006, 2012), Lobino (2010, 2012), Tozoni-Reis (2006, 2008) and others of Historical-Critical Pedagogy in Saviani (2011, 2012), while the Democratic Management and the space of the School Council are covered in Paro (2004, 2007), Lobino (2010) and official documents. As an educational product, a theoretical-methodological proposal was elaborated from elements produced during the training course. After the analyzes, it was possible to verify that the School Council can constitute a space of formation, production of knowledge against hegemonic and mobilization, considering the relation between school and local community. In this way, it is confirmed that this is a possibility for the narrowing between school and the local community, the line of consolidation of policies focused on Environmental Education in dialogue with the strengthening of democratic management in school everyday.


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