Os registros de representação semiótica na aprendizagem das grandezas massa e comprimento por meio de uma atividade de modelagem matemática na perspectiva sociocrítica

Ronchetti, Wasley Antonio (2018)

Dissertação de mestrado

RESUMO: A pesquisa realizada se alinha aos pressupostos da educação matemática crítica e seu objetivo foi evidenciar a ocorrência da aprendizagem das grandezas massa e comprimento por meio do diálogo e da mobilização simultânea dos diversos registros de representação semiótica que emergem de uma atividade de modelagem matemática na perspectiva sociocrítica. Na realização da atividade destaca-se os atos dialógicos constituintes do Modelo de Cooperação Investigativa. Por meio de tal ambiente criado a partir da modelagem matemática na perspectiva sociocrítica, ocorreram os pressupostos teóricos dos registros de representação semiótica, indispensáveis para a compreensão e eventual aprendizagem das grandezas massa e comprimento. A atividade de modelagem matemática na perspectiva sociocrítica que foi desenvolvida baseou-se na realidade dos alunos mediante a problemática do lixo e sua correta destinação, direcionando nosso olhar sobre o lixo orgânico e sua transformação em adubo orgânico. A pesquisa ocorreu na Escola Municipal Comunitária Rural Ernesto Corradi, localizada no distrito de Boapaba, município de Colatina – ES, com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos para a produção de dados foram os diários de bordo do professor e dos alunos, as produções textuais e gravações em áudio e, a partir desses, procedeu-se às análises à luz do referencial teórico. Os resultados da pesquisa apontam que a prática pedagógica da modelagem na perspectiva sociocrítica favoreceu os atos dialógicos do Modelo de Cooperação Investigativo e a elaboração de atividades envolvendo a Teoria dos Registros de Representação Semiótica e ajudou na aprendizagem das grandezas massa e comprimento. Ao relatar a experiência vivenciada, espera-se contribuir para que os professores reflitam sobre a própria prática pedagógica, encontrando no guia subsídios para desenvolver uma prática de modelagem matemática na perspectiva sociocrítica.

ABSTRACT: The research performed aligns with the assumptions of critical mathematical education and its objective was to evidence the occurrence of the learning of the mass and length magnitudes by means of the simultaneous mobilization of the various records of semiotic representation that emerge from a mathematical modeling activity in the sociocritical perspective. Along the accomplishment of the activity it was emphasized the dialogical acts that constitute the Model of Investigative Cooperation. Through the study environment created from the mathematical modeling in the sociocritical perspective, the theoretical assumptions of the semiotic representation registers, which are indispensable for the comprehension and eventual learning of the mass and length magnitudes, occurred. The activity of mathematical modeling in the sociocritical perspective that was developed was based on the reality of the students through the problem of garbage and its correct destination, directing our look on the organic garbage and its transformation into organic fertilizer. The research was carried out at the Ernesto Corradi Municipal Rural Community School, located in the district of Boapaba, in the municipality of Colatina - ES, with students from the 5th year of elementary school. The instruments for the production of data were the teachers and student's logbooks, textual productions and audio recordings, on which analyzes were carried out in the light of the theoretical framework. The research results point out that the pedagogical practice of modeling in the sociocritical perspective favored the dialogical acts of the Investigative Cooperation Model and the elaboration of activities involving the Theory of Semiotic Representation Registers and helped in the learning of mass and length magnitudes. In reporting the experience, it is hoped to contribute to teachers' reflection on their own pedagogical practice, finding subsidies in the guide to develop a practice of mathematical modeling from a sociocritical perspective.


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