A biblioteca como espaço pedagógico na educação profissional e tecnológica : em busca do fio de Ariadne
dissertação de mestrado
RESUMO: A Biblioteca Escolar é um espaço de aprendizagem que estimula a leitura, a pesquisa, a imaginação e a criatividade dos alunos. Acreditamos que, ao assumir um papel pedagógico, a biblioteca torna-se uma parceira fundamental na formação dos estudantes, deixando de ser apenas um "repositório de livros" e se transformando em um espaço que colabora ativamente com o ensino e a aprendizagem, criando um elo integrador entre a sala de aula e o currículo pedagógico. Nessa perspectiva, essa investigação buscou analisar a efetivação da biblioteca como espaço pedagógico na formação dos alunos do Ensino Médio Integrado, por meio da pesquisa como princípio pedagógico. Metodologicamente, o estudo é delineado como pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória e estudo de caso. Para a produção de dados, realizou- se pesquisa documental, entrevistas com bibliotecárias e questionários aplicados a alunos e professores. Os dados produzidos foram analisados por meio de análise categorial temática de conteúdo que anunciaram as seguintes temáticas: conceitos e práticas pedagógicas relacionados à pesquisa; conceitos e práticas pedagógicas relacionados à biblioteca; o papel da biblioteca e as práticas de pesquisa. Baseado nos resultados dessa análise e ancorados na correlação entre as dimensões da Competência em Informação propostas pelas autoras: Elizete Vieira Vitorino e Daniela Piantola e as dimensões estruturantes do currículo do Ensino Médio Integrado apresentadas por Marise Nogueira Ramos, foi desenvolvido o produto educacional “O labirinto do conhecimento: um guia de ações pedagógicas para bibliotecas” em que são propostas ações que valorizem a pesquisa como princípio pedagógico, especialmente para os alunos do Ensino Médio Integrado. Como principais conclusões dessa investigação, destacamos a necessidade de os documentos institucionais anunciarem, reconhecerem e explicitarem os conceitos e práticas relacionadas à pesquisa e à biblioteca em seus textos; a importância da biblioteca se efetivar como espaço pedagógico por meio do desenvolvimento de ações pedagógicas que possibilite a formação humana e integral dos alunos; apontamos para importância da biblioteca conhecer as necessidades da comunidade na qual está inserida, a fim de promover serviços e recursos que possibilitem aos seus usuários se tornarem pensadores críticos e efetivos usuários da informação.
ABSTRACT:The school library is a learning space that stimulates students' reading, research, imagination and creativity. We believe that, by taking on a pedagogical role, the library becomes a fundamental partner in students' education, ceasing to be just a "book repository" and becoming a space that actively collaborates with teaching and learning, becoming an integrating link between the classroom and the pedagogical curriculum. From this perspective, this investigation sought to analyze the effectiveness of the library as a pedagogical space in the education of Integrated High School students, through research as a pedagogical principle. Methodologically, the study was designed as an applied, qualitative, exploratory and case study. In order to produce data, documentary research was carried out, as well as interviews with librarians and questionnaires applied to students and teachers. The data produced was analyzed using thematic categorical content analysis, which revealed the following themes: pedagogical concepts and practices related to research; pedagogical concepts and practices related to the library; and the role of the library and research practices. Based on the results of this analysis and anchored in the correlation between the dimensions of Information Literacy proposed by the authors Elizete Vieira Vitorino and Daniela Piantola and the structuring dimensions of the Integrated High School curriculum presented by Marise Nogueira Ramos, the educational product "The labyrinth of knowledge: a guide to pedagogical actions for libraries" was developed, proposing actions that value research as a pedagogical principle, especially for Integrated High School students. As the main conclusions of this investigation, we highlight the need for institutional documents to announce, recognize and make explicit the concepts and practices related to research and the library in their texts; the importance of the library becoming effective as a pedagogical space through the development of pedagogical actions that enable the human and integral formation of students; we point to the importance of the library knowing the needs of the community in which it is inserted, in order to promote services and resources that enable its users to become critical thinkers and effective users of information.
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