Uma perspectiva histórico-crítica da eletricidade para o ensino de ciências : a integração de conteúdos escolares ao acervo da escola da ciência-física no contexto da alfabetização científica

Santos, Carlos Alberto Firmino dos (2018)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Como uma atividade humana do conhecimento, a Ciência pode ser entendida, ensinada e aprendida de diversos modos. Esta pesquisa buscou trilhar um caminho entrelaçado com a História da Ciência e apresentar uma proposta pedagógica a fim de fundamentar o objeto de trabalho – a História da Eletricidade. A intencionalidade da proposta pedagógica foi compreender como um educador, em sua práxis educativa, pode articular e integrar os conteúdos escolares ao acervo de um centro de ciências em uma perspectiva crítica. Os planejamentos das atividades tiveram como objetivo a apropriação e compreensão pelos educandos do desenvolvimento dos conceitos relativos à Eletricidade. Utilizou-se na implementação da proposta as potencialidades educativas da Escola da Ciência-Física de Vitória (ECF), enquanto um espaço não formal de educação, e o espaço formal da sala de aula compartilhado com uma turma de 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental “José Áureo Monjardim”. Os dados obtidos foram lidos e analisados à luz da fundamentação teórica elencada e de conceitos relacionados à Educação Científica constituindo-se em uma pesquisa qualitativa. Teve como suporte os princípios da Alfabetização Científica, do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, articulados com a Pedagogia Histórico- Crítica. Como produto educacional foi elaborado um material de suporte pedagógico em formato de Guia Didático. Este material foi planejado de forma a incluir em sua composição um conjunto iconográfico do acervo pedagógico, textos correlatos, atividades relacionadas aos conceitos científicos e a História da Eletricidade, além de um roteiro prático para planejamento de aulas no Centro de Ciências.

ABSTRACT: As a human activity of knowledge, science can be understood, taught, and learned in various ways. This research seeks to walk a path intertwined with the History of Science and present a pedagogical proposal in order to ground our work object - the History of Electricity. The intention of the pedagogical proposal was to understand how an educator, in his educational praxis, can articulate and integrate the school contents to the collection of a science center in a critical perspective. The planning of the activities was aimed at the appropriation and understanding by the students in the development of concepts related to Electricity. The educational potential of the School of Science and Physics of Vitória (ECF) was used in the implementation of the proposal, as a non-formal space of education, and the formal space of the classroom shared with a group of 9th year of the Municipal School of Education Elementary "José Áureo Monjardim". The data obtained were read and analyzed in the light of the theoretical foundation and concepts related to Scientific Education, constituting a qualitative research. It supported the principles of Scientific Literacy, Science, Technology, Society and Environment, articulated with Historical-Critical Pedagogy. As an educational product, a pedagogical support material was developed in didactic guide format. This material was planned in order to include in its composition an iconographic collection of artifacts of Science Centers, related texts, activities relating scientific concepts and History of Electricity, as well as a practical road-mapfor planning lessons.


Collections: