Aulas de campo como estratégia de integração entre espaços educativos não formais e escola : o Rio Pardo como local para abordar uma educação ambiental

Inglez, Ítalo Severo Sans (2018)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa busca identificar de que maneira a prática metodológica de aulas de campo realizada no rio Pardo, principal corpo hídrico da cidade de Ibatiba, pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem dando um foco maior à Educação Ambiental, unindo educação formal e os espaços educativos não formais, levando os alunos a uma observação reflexiva por meio da vivência in loco. Foram usadas referências bibliográficas para discorrer conceitos, como espaços de educação não formal, aulas de campo, Educação Ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica. Esta é uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizada a técnica da observação participante em conjunto com os discentes do Instituto Federal do Espírito Santo Campus Ibatiba, auxiliada pela professora de Geografia dessa escola. Por meio de um questionário, foram identificados os conceitos que os alunos, os sujeitos da pesquisa, possuíam sobre Educação e percepção Ambiental, sobre a importância do rio Pardo ao município e sobre a relevância das aulas de campo para o aprendizado. Após isso, foram iniciadas as aulas de campo e seus processos (pré-campo, o campo e o pós-campo). Em seguida, os resultados (dados coletados, anotações, observações e impressões dos discentes) dessas aulas foram analisados e discutidos, sendo que, a partir deles, foi gerado o produto educativo proposto, isto é, o Guia Didático para docentes, o qual apresenta uma proposta de um circuito ao longo do rio Pardo para a realização de aulas de campo em Ibatiba, unindo a educação formal e os espaços educativos não formais.

ABSTRACT: This research seeks to identify how the methodological practice of field lessons in the Pardo River, the main water body of the city of Ibatiba, can contribute to the teaching-learning process by giving a greater focus to Environmental Education, combining formal education and educational spaces not formal, leading the students to a reflexive observation through in loco experience. Bibliographic references were used to describe concepts, such as non-formal education spaces, field lessons, Environmental Education and Historical-Critical Pedagogy. This is a qualitative research, in which the participant observation technique was used in conjunction with the students of the Federal Institute of Espírito Santo Campus Ibatiba, assisted by the Geography teacher of this school. Through a questionnaire, the concepts that the students, the subjects of the research, had on Education and Environmental perception, on the importance of the Pardo River to the municipality and on the relevance of the field lessons for the learning were identified. After that, the field classes and their processes were started (pre-field, field and post-field). Then, the results (data collected, notes, observations and impressions of the students) of these classes were analyzed and discussed, and, from them, the proposed educational product was generated, that is, the Didactic Guide for Teachers, which presents a proposal for a circuit along the Rio Pardo to hold field classes in Ibatiba, linking formal education and non-formal educational spaces.


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