EDUCAÇÃO MATEMÁTICA HUMANIZADA E INSPIRADA NA PEDAGOGIA WALDORF: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA FORMAS GEOMÉTRICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Souza, Weverton Lupes Ribeiro de (2023)

dissertacao_mestrado

O trabalho que aqui prossegue trata de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso a respeito dos significados produzidos por estudantes do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Caboclo Bernardo (EEEFMCB), em Aracruz/ES, mediante tarefas com formas geométricas inspiradas na Pedagogia Waldorf (PW). Após apresentação de um estudo bibliográfico referente aos pressupostos teóricos e a história da PW, de maneira geral e no Espírito Santo, tendo em vista iniciativas no Brasil e no mundo, a investigação em campo evidenciou que os significados produzidos nos espaços escolares, sob uma atuação pedagógica inspirada na PW, foram favorecidos por tarefas de ensino e aprendizagem com formas geométricas. Ancorado ao Modelo dos Campos Semânticos (MCS), durante a atuação pedagógica buscamos estabelecer diálogos plausíveis com os estudantes participantes e, por meio de resíduos de enunciação, fazer leituras das suas produções. De maneira análoga, em leitura convergente, investigamos e analisamos aspectos relevantes da PW e do MCS, cujas ideias estão imbricadas no que tange a educação matemática humanizada, que foram favoráveis às ações de ensino e aprendizagem em sala de aula. Todo o estudo foi acompanhado ao longo dos procedimentos de campo pela estruturação e elaboração de um E-book, destinado a professores, com sugestões de atuação inspiradas na PW para ensinar matemática a estudantes do ensino fundamental. Em termos de conclusão, destacamos como a atuação inspirada em práticas humanizadoras de ensino favoreceu a produção de significados e conhecimentos para objetos geométricos utilizados nas tarefas de estudo.

The work that continues here deals with qualitative research, in which a case study was carried out regarding the meanings produced by 7th year students at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Caboclo Bernardo (EEEFMCB), in Aracruz/ES, through tasks with geometric shapes inspired by Waldorf Pedagogy (PW). After presenting a bibliographical study referring to the theoretical assumptions and history of PW, in general and in Espírito Santo, with a view to initiatives in Brazil and the world, the field investigation showed that the meanings produced in school spaces, under a pedagogical approach inspired by PW, were favored by teaching and learning tasks with geometric shapes. Anchored to the Semantic Fields Model (MCS), during the pedagogical performance we seek to establish plausible dialogues with the participating students and, through residues of enunciation, read their productions. In a similar way, in a convergent reading, we investigated and analyzed relevant aspects of PW and MCS, whose ideas are intertwined with regard to humanized mathematics education, which were favorable to teaching and learning actions in the classroom. The entire study was accompanied throughout the field procedures by structuring and preparing an E-book, aimed at teachers, with suggestions for action inspired by PW to teach mathematics to elementary school students. In terms of conclusion, we highlight that the action inspired by humanizing teaching practices favored the production of meanings and knowledge for geometric objects used in study tasks.


Collections: