Ressignificando a aprendizagem em língua inglesa por meio da construção de jogos em um curso da educação profissional

Souza, Eliana Santos da Silva (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: A Educação Profissional é uma modalidade de ensino que oportuniza saberes, dentre eles, a Língua Inglesa, idioma mais falado no mundo, que pode colaborar para a formação integral dos sujeitos. Por enquanto, seu ensino é essencial, e pode propiciar diferentes experiências ao aprender. Contudo, os estudantes de hoje não aprendem como as gerações passadas, fato que nos levou a ponderar e investigar como a produção de jogos é capaz de ressignificar a aprendizagem da Língua Inglesa, oportunizada em um Curso Técnico da Educação Profissional. Para tanto, fizemos um levantamento da literatura existente sobre o uso de jogos como estratégia de ensino da Língua Inglesa em cursos técnicos integrados; elaboramos e aplicamos uma sequência didática dividida em três etapas, cuja última barcou a produção de jogos pelos alunos, que retornaram às aulas presenciais, em meio à pandemia por Covid -19. Além disso, recomendamos alguns recursos para criação dos jogos; e por fim, produzimos como produto educacional um guia didático que apresenta a sequência didática aplicada. A metodologia aprecia uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, cujo procedimento técnico abarcou a pesquisa participante. Por conseguinte, utilizamos o diário de campo, registros fotográficos, um questionário online, bem como prints dos jogos produzidos pelos discentes, como instrumentos de coleta de dados. Os resultados apontam que eles se apropriaram das possibilidades oportunizadas, apesar dos desafios vívidos durante a pandemia, transformando-se em sujeitos independentes, cocriadores de novos instrumentos tecnológicos, protagonistas de sua aprendizagem, além de ponderarem que a sequência didática proporcionou novos conhecimentos, que foi um processo inovador, estimulante e que precisa ser replicado em outras instituições de ensino. Portanto, constatamos que a metodologia referida, é uma estratégia inovadora, capaz de despertar o interesse dos alunos, promover uma experiência viva, significativa, corroborando com o desenvolvimento integral deles, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, que exigem habilidades como , a criatividade, a colaboração e a inovação.

ABSTRACT: Vocational education is a type of teaching that provides knowledge, including the English language, the most widely spoken language in the world, which can contribute to the integral formation of individuals. Its teaching is essential and can provide different experiences for the learner. However, today's students don't learn in the same way as those of past generations, a fact that led us to consider and investigate how the production of games can give new meaning to the learning of the English language in a technical vocational education course. To this end, we surveyed the existing literature on the use of games as a strategy for teaching English in integrated technical courses; we designed and applied a didactic sequence divided into three stages, the last of which included the production of games by the students, who were returning to face-to-face classes, in the midst of the Covid-19 pandemic. In addition, we recommended some resources to them for creating the games; and finally, we produced a teaching guide as an educational product that presents the didactic sequence applied. The methodology was an applied, qualitative, exploratory type of research, whose technical procedure included participant research. We therefore used a field diary, photographic records, an online questionnaire and prints of the games produced by the students as data collection tools. The results show that they took ownership of the possibilities provided, despite the challenges experienced during the pandemic, becoming autonomous subjects, co-creators of new technological tools, protagonists of their learning, in addition to recognizing that the didactic sequence provided new knowledge, that it was an innovative, stimulating process and that it needs to be replicated in other educational institutions. Therefore, we can see that this methodology is an innovative strategy, capable of arousing students' interest, promoting a lively, meaningful experience, corroborating their integral development, preparing them to face the challenges of the contemporary world, which requires skills such as creativity, collaboration and innovation.


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