Significados matemáticos produzidos por alunos de jovens e adultos a partir de um texto sobre as consequências do movimento antivacina para a sociedade

Lahass, Álvaro Eugênio Siller (2023)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Neste trabalho apresentamos uma pesquisa de natureza qualitativa cujo objetivo foi investigar a produção de significados matemáticos por estudantes que estão iniciando o curso técnico na modalidade do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), no curso técnico em Hospedagem integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, por meio da leitura de um texto abordando o movimento antivacina e suas implicações na sociedade em uma ação educacional transversal articulando noções matemáticas e aspectos políticos sociais. Para a coleta e análise dos dados, empregou-se o referencial teórico-epistemológico do Modelo dos Campos Semânticos, focalizando noções como: Produção de Significados; Conhecimento; Espaço Comunicativo e Leitura Plausível. Os resultados da análise revelaram diversas enunciações e significados produzidos pelos participantes. Entre esses significados, identificamos os significados originários do ´´mundo da rua``, ou seja, enunciações provenientes de plataformas de mídia social e reportagens relacionadas a contextos políticos. Além disso, observamos significados produzidos na direção numérica: os indivíduos conectaram o tópico de estudo com representações numéricas, bem como significados relacionados à direção espacial ao vincularem o objeto apresentado com formas geométricas espaciais. Ao longo da pesquisa, ficou evidente a formação de diversos objetos e espaços comunicativos, assim como o processo de estranhamento em relação à representação numérica em suas múltiplas aplicações, incluindo dados e contagens. A análise indica a necessidade de uma abordagem histórica, crítica e reflexiva por parte dos professores de matemática ao trabalhar a representação numérica em diferentes contextos e por meio de diferentes instrumentos, como calculadoras e softwares matemáticos, para auxiliar os estudantes da educação básica, bem como profissionais que atuam no comércio e na construção de significados das suas experiências. Além dessas conclusões, esta pesquisa estimulou o interesse dos estudantes e os ajudou a entender a importância de se prepararem para se tornar indivíduos ativos, capazes de contribuir para o aprimoramento da sociedade em que vivem. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, eles foram incentivados a refletir sobre os aspectos sociais e políticos do movimento antivacina.


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