Uma proposta de UEPS para o ensino de indução eletromagnética
Dissertação de mestrado
RESUMO: Este trabalho é uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS) do conteúdo de indução eletromagnética. As UEPS são sequências de ensino, propostas pelo professor Dr. Marcos Antônio Moreira, fundamentadas teoricamente, voltadas para a aprendizagem significativa de Ausubel e a teoria dos campos conceituais de Vergnaud. A proposta de UEPS apresentada nesse trabalho inclui algumas ferramentas investigativas, em que o aluno seja um agente ativo do seu processo aprendizagem, contrapondo-se às práticas tradicionais de ensino. Nessa UEPS, procura-se sempre manter os alunos como protagonistas de sua aprendizagem, promovendo um constante diálogo ao longo da unidade de ensino, tanto na dimensão das interações aluno-aluno quanto nas interações aluno-professor, promovendo a autonomia e a motivação dos alunos. Essa UEPS foi aplicada nas turmas de 3o ano do Colégio Naval, durante parte do último bimestre do ano letivo de 2015. O Colégio Naval é uma instituição de ensino federal pertencente ao sistema de ensino da Marinha.
ABSTRACT: This study paper proposes a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) of the content of electromagnetic induction. The PMTU are teaching sequences, proposed by Professor Dr. Marcos Antônio Moreira, theoretically based, focused on the meaningful learning of Ausubel and the theory of conceptual fields of Vergnaud. The PMTU proposal presented in this paper includes some investigative tools, in which the student is an active agent of his/her learning process, opposed to traditional teaching practices. In this PMTU we always try to keep students as protagonists of their learning, proposing a constant dialogue throughout the teaching unit, both in the dimension of student-student interactions and in student-teacher interactions, promoting the students' autonomy and motivation. This PMTU was applied in the 3rd year classes of the Colégio Naval, during part of the last two-month period of school year in 2015. The Colégio Naval is a federal teaching institution belonging to the Navy's teaching system.
Redes Sociais