Um guia didático para o conteúdo de grandezas e medidas via gamificação

Justo Júnior, Edson Carlos (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Várias pesquisas na área de educação têm mostrado a ineficiência dos livros didáticos como material motivador para o ensino de física no ensino médio. A partir dos apontamentos dos estudantes em relação a esse aspecto, foi proposta a elaboração de um material instrucional em formato de um jogo de tabuleiro, sendo este também uma unidade de aprendizagem potencialmente significativa a partir do uso da dinâmica de jogos. Partindo-se dos pressupostos da gamificação, aliadas às premissas da Teoria da Aprendizagem Significativa, foi feita uma intervenção a fim de tornar o aprendizado da física mais motivador e incentivador por meio da tomada de consciência do aprendiz em relação ao próprio processo de aprendizagem. Para validar essa proposição, estudantes de uma escola estadual de ensino médio do interior do estado do Espírito Santo da rede pública de ensino, foram submetidos à participação de uma pesquisa acerca da eficiência desse material. A aplicação de testes objetivos indicou um ganho efetivo de conhecimento em relação ao status prévio dos alunos quanto à conteúdo ministrado (grandezas físicas e unidades de medidas). Da mesma forma os relatos dos jogadores (discentes) durante a aplicação do jogo revelaram que o mesmo pode ser bastante válido.

ABSTRACT: Several researches in the area of education have shown the textbooks inefficiency as a motivating material for the teaching of physics in high school. From the students notes in relation to this aspect, we proposed an instructional material as board game, being also a learning unit potentially significant from the perspective of dynamical games. Starting from the assumptions of gamification, allied to the premises of Significant Learning Theory, a mediation was performed in order to make physics learning more motivating and encouraging. We intend to focus the learner apprehension the learning process itself. To validate this methodology, students from a public state high school in the none metropolitan region of Espirito Santo state were submitted to the participation of a research on the efficiency of this material. The application of multiple choices exam indicated the growth of the learning in relation the topic (physics quantities and metrics units). As well as also reported by the players (students) during the gameplay it is possible to reveal the validity of it.


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