Uma sequência didática para cinemática escalar, usando experimento e simulação computacional
Dissertação de mestrado
RESUMO: Na atualidade, existem muitos distrativos para os alunos, sendo que escola e as aulas estão competindo com um mundo digital e virtual, que muda e evolui constantemente, de modo que a escola também deve acompanhar essas mudanças e fazer com que as aulas sejam também interessante e atrativas. Neste trabalho, propusemos um conjunto de ações, como uma sequência didática, aplicada a física, mais específico, o movimento retilíneo uniforme em cinemática escalar, que se utilizava de um ambiente digital como forma de interação, para o nosso caso a plataforma Moodle, contendo fóruns, simulados virtuais, simulações computacionais e por fim um experimentos de baixo custo em laboratório. Conseguimos fazer assim, a ligação entre a tecnologia e parte experimental, mostrando na prática o que os simuladores e as aulas ministradas estão em harmonia. O objetivo foi desenvolver um algoritmo que crie no aluno o hábito de estudar previamente e sistematicamente o conteúdo, de forma que ele tenha várias tarefas à fazer, como se fossem etapas a serem cumpridas, aproveitando assim o conhecimento prévio e a habilidades adquiridas. Após a apresentação do produto aos alunos da turma, foi aplicado um pré-teste para servir como parâmetro de seus conhecimentos prévios, em uma mesma turma, e após a aplicação do produto foi realizado um pós-teste a fim de verificar se houve a evolução na aquisição dos conceitos. Analisando os resultados, verificou-se um ganho conceitual nos fundamento da cinemática, dando indícios que o trabalho realizado contribuiu para o crescimento de seus conhecimentos.
ABSTRACT: Nowadays, there are many distractions for students, where school and classes competing with a digital and virtual world, which changes and evolves constantly, so that the school should also follow these changes and make the classes interesting and attractive too. In this work, we proposed a set of actions, as a didactic sequence, applied to physics, more specific, to the uniform unidimensional motion in scalar kinematics, which used a digital environment as a form of interaction, for our case the Moodle platform, which contains forums, virtual simulations, computater simulations and finally a low-cost experiments in the laboratory. We have been able the link between the technology and experiments, showing in practics that the simulators and the classes can live together harmoniously. The objective was to develop an algorithm that creates in the student the habit of studying systematically, so that it has several tasks to be done, as if they were steps to be followed, thus taking knowledge previous and acquired skills. After the presentation of the product, a pre-test was applied that give us as knowledge, in the same class, and after the application of the product, a post-test was carried out to verify if there was evolution in the acquisition of the concepts. Analyzing the results, there was a conceptual gain to the basis of kinematics, giving indications that the work contributed to the growth of their knowledge.
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