Robótica educacional : uma análise sobre sua contribuição na conceituação de ângulos
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso consiste em realizar uma pesquisa bibliográfica a fim de embasar a análise de uma sequência de aulas que tiveram o propósito de promover o desenvolvimento do pensamento computacional e dos conceitos da geometria, por meio da utilização da robótica, nas aulas de uma disciplina eletiva de uma escola estadual localizada no Espírito Santo. As atividades foram realizadas ao longo de doze encontros no laboratório de informática, nos quais os estudantes tiveram a oportunidade de concretizar projetos envolvendo a criação de uma cancela e um braço robótico. Após um período de pandemia, no qual os alunos enfrentaram desafios e apresentaram baixo rendimento escolar, foi possível notar um progresso considerável por parte dos alunos no entendimento do conceito de ângulo. Além disso, por meio da programação e do desenvolvimento de projetos, os estudantes adquiriram habilidades essenciais de pensamento computacional, tais como abstração, criação de algoritmos básicos e solução de problemas. Para fundamentar o pensamento computacional, utilizamos como referencial teórico as contribuições de Wing, Barcelos e Silveira, enquanto que para a robótica educacional, embasamos nosso estudo nas obras de Valente e Miranda.
Redes Sociais