Uma análise epistemológica, à luz do modelo dos campos semânticos, de trabalhos publicados em conferência nacional sobre modelagem na educação matemática

Corrêa, Janaine Casagrande (2023)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa de Mestrado está vinculada à linha de Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos no Contexto da Educação da Matemática, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo e articulado às ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática (Gepemem). A pesquisa tem por objetivo analisar trabalhos apresentados na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM), envolvendo os anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que usará o Modelo dos Campos Semânticos como lastro para realizar uma análise epistemológica. As ações de pesquisa incluem revisão sistemática de literatura, estudos históricos e elaboração de um Produto Educacional para professores da Educação Básica em projetos de Modelagem Matemática que reúne uma coletânea de práticas com Modelagem, envolvendo propostas voltadas aos anos finais do ensino fundamental juntamente com sugestões ao desenvolvimento dessas práticas. Como resultado foi identificado que não há uma forma prescritiva de se realizar práticas com Modelagem e que estas dependerão do meio e das relações dos estudantes com este. Também se concluiu que as caracterizações possíveis relativas às diversas perspectivas de propostas de Modelagem são úteis à leitura para o planejamento da finalidade, mas não à fixação ou rótulo de uma proposta.

This Master's thesis is connected to the Pedagogical Practices and Didactic Resources in the Context of Mathematics Education, of the Graduate Program in Education in Science and Mathematics from Federal Institute of Espírito Santo. It is articulated to the actions of the Group of Studies and Research in Model of Semantic Fields and Mathematics Education. The research aims to analyze studies presented at the National Conference on Modeling in Mathematics Education, including the final years of Elementary School. This is a qualitative bibliographic research, which will use the Semantic Fields Model to do an epistemological analysis. Research actions include a systematic literature review, historical studies and the development of an Educational Product. The Educational Product will assist teachers with Mathematical Modeling projects, bringing together a collection of practices with Modeling, being able to involving proposals aimed at the final years of elementary school and suggestions for the development of these practices. As a result, it was identified that there is no prescriptive way to carry out practices with Modeling and it will depend on what are the students’ relationship with it. It was also concluded that the possible characterizations related to the different perspectives of Modeling proposals are useful for reading and for purpose planning, not a proposal.


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