Rádio de galena e vídeos do YouTube : elementos motivadores para a aprendizagem de eletromagnetismo
Dissertação de mestrado
RESUMO: Este trabalho mostra como se deu o processo de criação e de verificação da funcionalidade de uma sequência didática com o objetivo de ensinar aos alunos do Ensino Médio os principais fenômenos físicos do Eletromagnetismo. A estrutura da sequência é apoiada em vídeos do YouTube e tem como pano de fundo o funcionamento de um rádio de galena, o qual é um circuito elétrico simples de recepção, decodificação e transformação do sinal de radiofrequência em som. Nesta proposta, os vídeos e as sínteses das aulas são entregues aos alunos no início das atividades, fazendo com que a lousa se torne um elemento para elucidar as questões de uma maneira dialogada entre os aprendizes e o professor. A sequência preparada tem uma avaliação diagnóstica; um conjunto de sete aulas para a diferenciação progressiva dos conteúdos escolares e uma avaliação final, para verificar a eficácia do processo ensino-aprendizagem. A elaboração deste trabalho é baseada nos conceitos de aprendizagem significativa, de David Ausubel e de transposição didática, de Yves Chevallard. O primeiro, fornece as bases cognitivistas do processo ensino-aprendizagem e, o segundo, analisa a transformação dos conteúdos científicos em materiais escolares. O trabalho foi aplicado em uma turma da primeira série do curso de Eletrotécnica, do Instituto Federal do Espírito Santo. Ao final da dissertação encontra-se a síntese dos resultados obtidos com a aplicação da sequência didática, mostrando os avanços alcançados pelos modelos explicativos dos alunos, assim como a aceitação da metodologia pelos educandos.
ABSTRACT: This work describes the development and evaluation of a didactic sequence for teaching the major physical phenomena of Eletromagnetism to Secondary Education students. The structure of the sequence is supported by videos from Youtube and it has as a backdrop the working of a crystal radio, which is a simple electric circuit for reception, decodification and transformation of the radio frequency signal into sound. In this proposal, students receive the videos and texts in the beginning of the course, reserving the blackboard just to solve eventual issues in a dialogic manner between teacher and pupils. The proposed sequence is composed of a diagnostic evaluation, a set of seven lessons in a progressively approach of the content, and a final test to verify the effectiveness of the teaching-learning process. The research theoretical framework is supported by David Ausubel's meaningful learning theory, which provides the cognitive ground of the teaching-learning process; and by Yves Chevallard's theory of didactic transposition, used to analyse the transformation of the scientific knowledge into pedagogical resources. The sequence was applied in a class of first-year students of the Electrotechnology course in the Instituto Federal do Espírito Santo. A summary of the results obtained by the application of the didactic sequence is presented in the conclusion of the thesis, showing the improvement of the students explanatory models, as well as the positive evaluation of the methodology by the pupils.
Redes Sociais