Representações sociais e mulheres negras : desafios e possibilidades para a formação docente
dissertação de mestrado
RESUMO: A presente dissertação vincula-se à linha de formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tendo como objeto de pesquisa estereótipos raciais sobre a mulher negra. Buscar compreender como a formação de professores sobre a temática pode contribuir para a constituição de novas imagens sobre mulheres negras. Uma pesquisa, qualitativa de cunho colaborativo, foi desenvolvida junto a docentes da área de Ciências Humanas dos Anos Finais do Ensino Fundamental da EMEF “Sônia Regina Gomes Rezende Franco”, localizada no Bairro Serra Dourada I, no de Serra/ES. O objetivo principal é compreender a importância da formação continuada de professores sobre as representações construídas sobre as mulheres negras no Brasil, para o fortalecimento das identidades étnico-raciais, promoção do respeito às diferenças. Como aporte teórico, nos baseamos em Cheikh Anta Diop, Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, Lélia Gonzalez, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Paulo Freire, Franscisco Imbernón, dentre outros autores. A metodologia adotada ancora-se na circularidade, apresentada nas rodas de conversa, organizadas dentro dos horários de planejamento semanal. Consideramos que a formação de professores em uma perspectiva crítica pode contribuir para questionar estereótipos e para produzir representações sociais positivas. Para tanto, buscamos referências do feminino na África, em diferentes culturas e momentos históricos distintos. Por meio da formação permanente a partir da escola, buscamos desenvolver reflexões junto aos seus docentes, capazes de desenvolver novas práticas pedagógicas antirracistas, colaborando para a promoção de relações étnico-raciais fundamentadas no respeito à diferença. Como resultado, verificamos o envolvimento e comprometimento das professoras participantes, na luta contínua contra o racismo e o sexismo.
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