Leitura nas plataformas digitais : uma sequência didática da crônica "Cafezinho", de Rubem Braga, para o 9º ano do ensino fundamental II
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O presente trabalho tem como tema a Leitura nas plataformas digitais: uma sequência didática da crônica “Cafezinho”, de Rubem Braga, para o 9º ano do ensino fundamental II e como essa proposta pode contribuir para estimular a leitura e a aprendizagem dos alunos. O objetivo geral da pesquisa era investigar como o gênero crônica contribui para estimular a leitura em plataformas digitais e a aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os principais autores que fundamentaram o tema desta pesquisa foram CHIMENES (2021), MARTINHO E MARQUES (2020), LIMA E MIOTO (2007), GARCIA (2016) e ZABALA (2010). A metodologia que foi adotada neste artigo é a pesquisa qualitativa com aplicação de questionário a professores de letras e também bibliográfica com proposta de sequência didática. Nesse sentido, tanto a leitura nas plataformas digitais quanto a sequência didática são instrumentos potentes de valorização do ensino-aprendizagem. As pesquisas sobre leitura nas plataformas digitais têm demonstrado que existe o interesse do aluno nessa faixa etária, já que o ambiente virtual faz parte do seu cotidiano.
Redes Sociais