Impulso e quantidade de movimento : uma proposta de aprendizagem por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa

Lopes, Natan de Aguiar (2016)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Atualmente muito têm se discutido e realizado pesquisas em ensino de Física que objetiva uma melhor aprendizagem de nossos discentes. É imponente a necessidade de romper com um paradigma apoiado em uma metodologia extremamente tradicional, baseada na premissa que a participação do aprendiz em seu processo de ensino aprendizagem é apenas de ouvinte e receptor de informação. A luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, mais precisamente nas contribuições de Marco Antônio Moreira foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com a utilização de diversas ferramentas e recursos educacionais com o objetivo de facilitar a ocorrência de uma aprendizagem significativa do tema: Quantidade de Movimento (Momento Linear), Impulso, e Colisões. Com a utilização de metodologias e ferramentas de ensino não tradicionais, procurou-se desenvolver aulas mais dinâmicas onde os alunos fossem o centro do seu processo de ensino aprendizagem. Deve-se ressaltar também que algumas atividades foram propostas com um caráter multissensorial, tendo em vista de atender alunos com eventuais deficiências sensoriais, o que também amplia as possibilidades do aprendiz, independente de suas condições sensoriais, alcançar uma aprendizagem mais significativa. A UEPS foi desenvolvida entre os meses de outubro e novembro de 2015. A proposta teve boa aceitação por grande parte dos alunos, que demonstraram comprometimento e satisfação no desenvolvimento das atividades. A análise qualitativa das atividades realizadas ao longo da sequência demonstrou a apropriação gradualmente dos conceitos trabalhados. Sendo assim a proposta de aplicação dessa Unidade de Ensino se mostrou válida para a aprendizagem significativa dos conceitos de Impulso e Quantidade de Movimento.

ABSTRACT: In the current educational scenario people are discussing carrying out researches in physics education that aims at a better learning of our students. There must be imposing the need to break with a paradigm based on an extremely traditional methodology, based on the premise that the participation of the learner in their learning process is only listening and receiving informations. Under the light of meaningful learning theory of David Ausubel, more precisely on the contributions of Marco Antônio Moreira it was developed a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), with the use of various educational tools and resources to facilitate the occurrence of a significant learning theme: Quantity of Motion (Linear Momentum), Impulse, and Collisions. It should be emphasized that some activities were proposed with a multi-sensory character, in order to meet students with sensory deficiencies, which also extends the possibilities of the apprentice, regardless of their sensory conditions, reach a more significant learning. The (PMTU) was developed between the months of October and November 2015. The proposal had good acceptance by a large number of students who have demonstrated commitment and satisfaction in the development of the activities. The qualitative analysis of the activities carried out along the following demonstrated gradually appropriation of the concepts worked. Therefore the proposal of application of this Teaching Unit proved to be valid for the meaningful learning of the concepts of Impulse and Quantity of Motion.


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