Atividades experimentais com bicicleta no ensino de movimento circular

Bassini, Bruno Bellão (2017)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Dentre algumas das dificuldades comumente expostas pela classe docente na implantação de atividades práticas no desenvolvimento de estratégias de ensino, podemos citar a falta de material didático de apoio, ausência de laboratórios e tempo disponível para elaboração de tais abordagens. Este trabalho trata de uma proposta de implantação de atividades práticas de ensino de física no que tange ao conteúdo de movimento circular, utilizando como principal equipamento/ dispositivo experimental a bicicleta, na tentativa de remediar tais dificuldades. Baseado em uma abordagem pautada nas teorias de apredizagem significativa, zona de desenvolvimento imediato, interação do discente com indivíduos mais capazes e níveis de autonomia em atividades práticas por investigação, o produto final confeccionado contempla um material instrucional teórico para o aluno e outro para o professor, bem como uma sequência de três roteiros de atividades práticas realizadas com o uso de bicicletas dotadas do sistema de marchas. Foi relatada a aplicação do material aplicado em turmas de ensino médio, em forma de um diário de bordo. Para averiguar a eficácia do material foi criado um questionário objetivo, validado por meio do coeficiente estatístico alfa de Cronbach, utilizado em caráter pré e pós-aplicação da metodologia didática proposta. Posteriormente, os resultados obtidos com os testes foram submetidos ao teste de postos com sinais de Wilcoxon verificando-se assim a viabilidade da aplicação do material desenvolvido. Uma análise do discurso dos discentes também foi efetuada, sendo visível e notório o engajamento dos alunos bem como uma maior interação com o conteúdo abordado. Mediante o exposto e os resultados analisados, podemos indicar que a metodologia proposta, pautada na interação do discente com um indivíduo mais capaz, bem como o uso de atividades de investigação podem ocasionar um ganho no aprendizado, sanando parcialmente os problemas previamente elencados.

ABSTRACT: Among some of the difficulties commonly exposed by the teaching class in the implementation of practical activities in the development of teaching strategies, we can cite the lack of didactic material of support, absence of laboratories and time available to elaborate such approaches. This work deals with a proposal to implement practical activities of physics teaching in relation to the content of circular movement, using the main equipment / experimental device the bicycle, in an attempt to remedy such difficulties. Based on an approach based on theories of meaningful learning, zone of immediate development, interaction of the student with more capable individuals and levels of autonomy in practical activities by investigation. The finished final product includes a theoretical instructional material for the student and another for the teacher, as well as a sequence of three practical activities that are carried out with the use of bicycles equipped with the gear system. It was reported the application of the material applied in high school classes, in the form of a logbook. To ascertain the effectiveness of the material, an objective questionnaire was created, validated using the Cronbach alpha statistical coefficient, used before and after the proposed didactic methodology. Subsequently, the results obtained with the tests were submitted to the test of stations with signs of Wilcoxon verifying the feasibility of the application of the developed material. An analysis of the discourse by the students was also carried out, being visible and notorious the engagement of the students as well as a greater interaction with the content addressed. Through the above and the results analyzed, we can indicate that the proposed methodology, based on the interaction of the student with a more capable individual, as well as the use of research activities can lead to a gain in learning, solving the problems previously mentioned.


Collections: