Abordagem temática freireana para debater a construção social da ciência e tecnologia no contexto da educação básica
Dissertação de mestrado
RESUMO: O objetivo desta investigação foi o de estudar os aspectos metodológicos de ensino e a educação CTS/CTSA no desenvolvimento de uma intervenção escolar para discutir temas transversais em grupo de estudantes do ensino médio, articulando os conteúdos programáticos de sociologia, ciências naturais e a perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. O projeto escolar, denominado “E eu com isso?!”, foi desenvolvido numa escola pública do Estado do Espírito Santo durante o segundo semestre de 2016, envolvendo 3 turmas de ensino médio contendo 30 estudantes, totalizando de 90 estudantes. A intervenção foi organizada com base na perspectiva da Abordagem Temática Freireana (ATF), para discutir seis temáticas, a saber: poluição do rio Doce, envelhecimento da população, futuro depois do ensino médio, miséria brasileira, mídia brasileira e Aedes aegypti no contexto das doenças tropicais. Tratou-se de uma investigação qualitativa sobre a intervenção pedagógica, cujos dados foram produzidos a partir de observações, rodas de conversas, relatos escritos e fotografias diversos momentos. A perspectiva metodológica e pedagógica foi analisada com base na Abordagem Temática Freireana e na pedagogia libertadora de Paulo Freire. O olhar da complexidade foi fundamentado em Edgar Morin. A influência dos estudos CTS/CTSA foi fundamentada em Wildson Santos, Décio Auler, Bruno Latour e Steve Woolgar. O uso de temas sociocientíficos inspirados na realidade dos estudantes promoveu um ambiente interdisciplinar e transdisciplinar, com a realização de atividades de pesquisa em grupo, uso de plataforma digitais (blog) para orientação, registros e interatividade, produção de debates e exposição de fotografias, proporcionaram momentos de reflexão e compreensão crítica do processo de construção social da ciência e tecnologia, baseados na perspectiva CTS/CTSA, a fim de contribuir na formação de cidadãos emancipados, capazes de participar ativamente nos processos cotidianos da vida. Por fim, foi construído um guia didático de ciências contendo um resumo das práticas realizadas, podendo servir como orientador para trabalhos escolares.
ABSTRACT: The objective of this research was to study the teaching methodological and STS/STSE education aspects in the development of a school intervention to discuss transversal themes in a group of high school students, articulating the programmatic contents of sociology, natural sciences and the interdisciplinary and transdisciplinary perspectives. The school project, "E eu com isso?!” (Portuguese), translation “And with that ?!", was developed in a public school in the State of Espírito Santo, Brazil, during the second half of 2016, involving 3 high school classes containing 30 students each, totaling 90 students. the intervention was organized based on the perspective of the Freirean Thematic Approach (FTA), to discuss six themes, namely: pollution of the Doce river, aging of the population, future after high school, Brazilian misery, Brazilian media and Aedes aegypti in the context of diseases. It was a qualitative investigation about the pedagogical intervention, whose data were produced from observations, wheels of conversations, written reports and photographs of various moments. The methodological and pedagogical perspective was analyzed based on the Freirean Thematic Approach and the liberating pedagogy of Paulo Freire. The look of complexity was grounded in Edgar Morin. The influence of the STS/STSE studies was based on Wildson Santos, Décio Auler, Bruno Latour and Steve Woolgar. The use of socio-scientific themes inspired by students' reality, promoted an interdisciplinary and transdisciplinary environment, with the accomplishment of activities of group research, use of digital platform (blog) for orientation, registers and interactivity, discussion and exhibition of photographs, provided moments of reflection and critical understanding of the process of social construction of science and technology, based on the STS/STSE studies, in order to contribute to the formation of emancipated citizens capable of actively participating in the daily processes of life. Finally, a didactic science guide was constructed containing a summary of the practices carried out and could serve as a guide for school work.
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