Estudo de caso : produção de conhecimento escolar a partir dos debates sobre poluição no Rio Doce numa perspectiva CTS/CTSA
Dissertação de mestrado
RESUMO: A pesquisa em tela objetivou estabelecer relação entre conceitos de Química no Ensino Médio com a problemática da escassez da água e poluição do Rio Doce por meio de atividades investigativas que se encontram na forma de sequência didática, que foi aplicada aos alunos da segunda série do ensino médio da “EEEFM José Damasceno Filho’’, localizada no município de Baixo Guandu (ES). A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, para tanto, utilizou-se como instrumento aplicação de questionários, registros fotográficos, gravação em áudio, diário de bordo e relatório de atividades dos alunos durante o desenvolvendo das aulas experimentais de química no laboratório e também, visitas técnica e a campo. Os estudos foram estruturados à luz dos momentos pedagógicos, em conformidade aos pressupostos de uma pedagogia dialógico-problematizadora em Freire, em conformidade com modelo metodológico dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) de Delizoicov,Angotti e Pernanbuco, no âmbito de uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA). Os resultados evidenciaram que os alunos encontram-se em processo de alfabetização científica como indica a abordagem CTS/CTSA. Como produto educacional, da pesquisa em questão, confeccionou-se um guia didático que envolve a descrição de algumas atividades experimentais com o uso do aparelho desenvolvido ao longo da pesquisa. Este possivelmente contribuirá para um ensino de Ciência da Natureza de forma a torna-la mais acessível aos estudantes, valorizando, desde modo, a apropriação do conhecimento científico para a formação da cidadania sócio ambiental.
ABSTRACT: The screened research aimed to establish a relationship between the concepts of Chemistry in High School and the problem of water scarcity and pollution of the Rio Doce through investigative activities that are in the form of a didactic sequence that was applied to students in the second year of school of the EEEFM José Damasceno Filho, located in the municipality of Baixo Guandu (ES).The research was developed from a qualitative approach, of the type of case study, for that, it was used as instrument the application of questionnaires, photographic records, audio recording, logbook and report of students' activities during the course development chemical experiments in the laboratory and also, technical and field visits.The studies were structured in the light of the pedagogical moments, in accordance with the presuppositions of a pedagogical dialogic-problematizing in Freire, according to the methodological model of the Three Pedagogical Moments (TMP) of Delizoicov, Angotti and Pernanbuco, under a STS / STSE approach (Science, Technology, Society and Environment). The results showed that the students are in the process of scientific literacy as indicated by the STS / STSE approach.As an educational product, of the research in question, a didactic guide was elaborated that involves the description of some experimental activities with the use of the apparatus developed throughout the research.This will possibly contribute to a teaching of Nature Science in order to make it more accessible to students, thus valuing the appropriation of scientific knowledge for the formation of socio-environmental citizenship.
Redes Sociais