Antecedentes do engajamento no trabalho de servidores públicos federais
dissertacao_mestrado
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi identificar se motivação para o serviço público, autoeficácia e clima organizacional impactam o engajamento no trabalho de servidores públicos. Além disso, foi testado se nessas relações há o efeito moderador do estilo de liderança transformacional. A temática tem se mostrado relevante e atual, no Brasil, dado o constante escrutínio sobre a eficácia do serviço público, admitindo se que o engajamento no trabalho é pedra fundamental de um bom desempenho dos servidores públicos. O objeto de estudo foi o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e os sujeitos de pesquisa foram os servidores dessa instituição de ensino - docentes efetivos e temporários e os técnicos-administrativos em educação - de todos os 23 campi e da reitoria. Os dados foram coletados por meio de questionário online e a análise foi feita por modelagem de equações estruturais estimada por mínimos quadrados parciais usando o SmartPLS 3. Os resultados apontaram que há relações positivas entre motivação para o serviço público, autoeficácia e clima organizacional e o engajamento no trabalho. Porém, a liderança transformacional não moderou essas relações, o que pode indicar a presença de um outro estilo de liderança relevante no setor público ou o não reconhecimento de lideranças além da gestão. Esses resultados contribuem a gestão de pessoas no setor público de uma forma geral quanto ao engajamento no trabalho, e de forma específica para a gestão na área de educação. Dessa forma, contribui-se para que gestores escolares adotem políticas e práticas a fim de promover o engajamento no trabalho e trazer ganhos tanto para os servidores quanto para os usuários diretos e indiretos dos serviços.
ABSTRACT: This study aimed to identify whether the motivation for public service, self-efficacy, and organizational climate impact public servants' work engagement. In addition, it was tested whether there is a moderating effect of the transformational leadership style in these relationships. The theme has proven to be relevant and current in Brazil, given the constant scrutiny on the effectiveness of public service, assuming that engagement at work is the cornerstone of good performance by public servants. The object of study was the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes), and the research subjects were the employees of this educational institution - effective and temporary teachers and administrative technicians in education - from all 23 campuses and the rectory. Data were collected through an online questionnaire, and analysis was performed using structural equation modeling estimated by partial least squares using SmartPLS 3. The results showed positive relationships between motivation for public service, selfefficacy, and organizational climate and engagement at work. However, transformational leadership did not moderate these relationships, which may indicate the presence of another relevant leadership style in the public sector or the nonrecognition of leadership beyond management. These results contribute to the management of people in the public sector regarding engagement at work and specifically in education management. In this way, it contributes to school managers adopting policies and practices to promote engagement at work and bring gains both for servers and for direct and indirect users of services.
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