O uso das tecnologias digitais como recurso no processo de ensino aprendizagem da temática em turmas de EJA
Dissertação de mestrado
RESUMO: Esse trabalho analisa as contribuições da tecnologia digital na relação estabelecida entre o conhecimento matemático e o seu uso na vida cotidiana e profissional de um grupo de alunos de uma turma do Proeja-Ifes/Vitória. Problematiza o uso do blog como ambiente virtual que, associado às tecnologias de comunicação, possibilita o desenvolvimento de um ensino interdisciplinar, contextualizado e que proporcione uma abordagem curricular não linear, configurando-se como uma rede de significados, aspecto central para o ensino da Matemática voltado para alunos do Proeja. O objetivo é analisar as contribuições do uso de tecnologias digitais para auxiliar no ensino-aprendizagem da Matemática dos alunos da EJA. Entrelaça recursos do Google Drive e ambiente virtual por meio da criação de um blog como espaço complementar à sala de aula, a fim de proporcionar a interação entre os envolvidos e, também, oportunizar a utilização de recursos multimídias que contribuam para a aprendizagem da matemática na EJA. Trata-se de um estudo qualitativo, com viés da pesquisa participante com momentos de intervenção no ambiente pesquisado. Esse estudo se apoia nas orientações da Psicologia Histórico- Cultural postulada por Vigotski (1984, 1989) e seus colaboradores dialogando com a abordagem Sociocultural de Freire (1970). As considerações sobre o ensino da Matemática na EJA se baseiam nas reflexões de D’Ambrosio (2007), no uso educativo de tecnologias informáticas, a base são os estudos de Bairral (2012) e Lévy (1997). A aproximação com o cotidiano escolar e com as práticas que se desenvolvem nas aulas de Matemática da EJA se constitui no foco desse estudo para compreendermos como têm sido reelaborados os diferentes conhecimentos que subsidiam o trabalho com recursos digitais na sala de aula da EJA. Propõe, ao final, a elaboração de um guia/ambiente com atividades baseadas nas utilização das tecnologias digitais a fim de se constituir como um recurso e metodologia, na perspectiva de levar ao professor e ao aluno do curso Proeja uma articulação entre o conhecimento matemático e as demais formas de conhecimento e saberes que os mesmos trazem para a sala de aula.
ABSTRACT: This work analyzes the contributions of digital technology in the relation between mathematical knowledge and its use in the daily and professional life of a students’ group of the Proeja-Ifes / Vitória course. It problematizes the use of the blog as a virtual environment that, coupled with communication technologies, allows the development of an interdisciplinary teaching, contextualized and that offers a nonlinear curricular approach, configuring itself as a network of meanings, central aspect for the mathematics teaching for students of Proeja. The objective is to analyze the contributions of the use of digital technologies to assist in the teaching-learning of mathematics of the students of the EJA. It interweave Google Drive and the features of the virtual environment by creating a blog as a space to complement the classroom to provide interaction among those involved and also to facilitate the use of multimedia resources that contribute to the learning of mathematics in the classroom. EJA. It is a qualitative study, with partiality of the participant research with moments of intervention in the researched environment. This study is supported by the guidelines of Historical-Cultural Psychology postulated by Vygotsky (1984, 1989) and his collaborators in dialogue with the sociocultural approach of Freire (1970). The considerations on mathematics teaching in the EJA are based on the reflections of D'Ambrosio (2007) on the educational use of information technology, based on the studies of Bairral (2012) and Lévy (1997). The approach to daily school life and the practices developed in EJA Mathematics classes is the focus of this study to understand how the different knowledge that subsidize the work with digital resources in the EJA classroom were reformulated. It proposes, at the end, the preparation of a guide / environment with activities based on the use of digital technologies to be a resource and methodology, with the purpose of taking the teacher and student of the Proje course, a link between mathematical knowledge and other forms of knowledge and knowledge that they bring to the classroom.
Redes Sociais