Olhares sobre propostas de alfabetização na pandemia de COVID 19 no município de Viana/ES

Almonfrey, Nayara Rocha (2023)

Dissertação de Mestrado

RESUMO : Este projeto vincula-se à linha Formação de Professores do Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo. Possui como objeto de pesquisa as coletâneas de atividades produzidas pela Secretaria de Educação do município de Viana como propostas de Atividades Não Presenciais (APNPs) no período de suspensão das aulas durante o ano de 2020, em decorrência da pandemia causada pela covid-19. Analisa as atividades de Língua Portuguesa direcionadas ao primeiro ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Viana, a fim de compreender quais concepções de linguagem, alfabetização e produção de textos permeiam a coletânea. A pesquisa está ancorada na perspectiva enunciativa-discursiva de alfabetização, dialogando com autores que também se fundamentam nos escritos de Mikhail Bakhtin, a exemplo de João Wanderley Geraldi, Claudia Maria Mendes Gontijo e Cleonara Maria Schwartz. Em termos metodológicos, é um estudo qualitativo exploratório que utiliza a pesquisa documental, com análise dos documentos, legislações e produções das coletâneas. Como produto educativo, propõe um e-book que narra a história das letras do alfabeto e as particularidades que envolveram a sua constituição e evolução ao longo da história.

ABSTRACT : This project is linked to the Teacher Training line of the Graduate Program in Humanities Teaching (PPGEH) at the Federal Institute of Espírito Santo. Its research object consists of the activity collections produced by the Education Department of the municipality of Viana as proposals for Non-Presential Activities (APNPs) during the period of school closures in 2020, due to the covid-19 pandemic. It analyzes the Portuguese language activities aimed at the 1st grade of the Municipal Network of Viana, in order to understand the conceptions of language, literacy, and text production that permeate the collection. The research is anchored in the enunciative-discursive perspective of literacy, engaging in dialogue with authors who also based their work on the writings of Mikhail Bakhtin, such as João Wanderley Geraldi, Claudia Maria Mendes Gontijo, and Cleonara Maria Schwartz. In terms of methodology, it is an exploratory qualitative study that uses documentary research, with analysis of documents, legislation, and the productions of the collections. As an educational product, it proposes an e-book that narrates the history of the alphabet letters and the peculiarities that were involved in their constitution and evolution throughout history.


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