O hip hop como recurso de ensino em humanidades

Silva, Magnum Dias da (2022)

Dissertação de Mestrado

RESUMO: Este trabalho ligado à linha de pesquisa práticas educativas em Ensino de Humanidades do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades – tem por objetivo apresentar o Hip Hop e sua potencialidade como recurso de ensino. O Hip Hop é uma manifestação cultural que poderia ser uma ferramenta de conexão entre os conteúdos escolares e a realidade do educando, reunindo possibilidades de despertar o interesse e facilitar o diálogo por meio de reflexões e vivências de mundo, em uma educação de mão dupla, na qual professor e aluno aprenderem um com o outro. A investigação partiu do diálogo com outras pesquisas relacionadas com o nosso tema e ancorou-se em autores como Freire (1967, 1980, 2003), Vianna (1997), Herschmann (2005), Martins (2020), Gohn (2011), entre outros, que serviram de referencial teórico. Ela foi desenvolvida sob uma investigação qualitativa inspirada na pesquisa participante, envolvendo os organizadores das batalhas, MC’s convidados e o público em geral, por meio de rodas culturais com apresentações poéticas e performances freestyle, complementada por um evento envolvendo estudantes da modalidade EJA de uma escola pública. Os dados da pesquisa surgiram de registros das observações e, posteriormente, foram documentados e analisados. Por fim, os resultados foram transformados em um produto educacional no formato de E-book com diretrizes para uso do Hip Hop na escola. A expectativa é servir de orientação para quem tiver interesse em usar o Hip Hop como recurso motivador para o processo de ensino.

ABSTRACT: This work, linked to the line of research on educational practices in Humanities Teaching of the Professional Master's Program in Humanities Teaching, aims to present Hip Hop and its potential as a teaching resource. Hip Hop is a cultural manifestation that could be a connection tool between school content and the reality of the student, bringing together possibilities to awaken interest and facilitate dialogue through reflections and experiences of the world, in a two-way education, in which teacher and student learn from each other. The investigation started from the dialogue with other studies related to our theme and was anchored in authors such as Freire (1967, 1980, 2003), Vianna (1997), Herschmann (2005), Martins (2020), Gohn (2011), among others, who served as a theoretical framework. It was developed under a qualitative investigation inspired by participant research, involving the organizers of the battles, guest MC's and the general public, through cultural circles with poetic presentations and freestyle performances, complemented by an event involving students of the EJA modality of a school public. The research data emerged from observation records and were later documented and analyzed. Finally, the results were transformed into an educational product in E-book format with guidelines for using Hip Hop at school. The expectation is to serve as a guide for anyone interested in using Hip Hop as a motivating resource for the teaching and learning process.


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