Ensaio sobre as potencialidades das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem em engenharia

Lourenção, Jéssica Salomão (2023)

tcc

RESUMO: A maior parte das disciplinas dos cursos de engenharia são oriundas das ciências exatas, e por conta disso, possuem um alto grau de complexidade que favorecem a um alto índice de reprovação e, consequentemente, evasão nas disciplinas. É por conta disso, que a busca por novas metodologias de ensino que auxiliam na transmissão do conteúdo estão sendo analisadas, de forma a fornecer um melhor aproveitamento acadêmico dos alunos. Deste modo, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica utilizando as metodologias ativas de Sala de Aula Invertida juntamente com a metodologia de Experimentação para a aplicação do conteúdo de Tensão da disciplina de “Resistência dos Materiais”, com o objetivo de serem facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem, no contexto da educação profissional dos engenheiros. A proposta de intervenção pedagógica consiste em uma sequência didática de cinco aulas, contando com aulas práticas e teóricas e resolução de exercícios. Com essa proposta, espera-se diminuir a evasão dos alunos e o alto índice de reprovação na disciplina em questão, consequentemente, proporcionar motivação, aumentando a participação dos alunos na sala de aula e o rendimento na mesma.


Collections: