UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Mansur, Daniel Redinz ; Jordane, Alex (2023)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo identificar indícios de desenvolvimento do Pensamento Computacional por professores que ensinam Matemática ao participarem de formação sobre programação de aplicativos. Neste contexto, a BNCC associa o Pensamento Computacional à Educação Matemática, no entanto, há indícios de que a formação inicial dos professores de Matemática não aborda o Pensamento Computacional de forma sistemática, uma vez que os projetos de curso de licenciatura em Matemática analisados se restringem a explorar as tecnologias educacionais como ferramentas didáticas disponíveis para abordar um determinado conteúdo matemático. Além disso, nossa revisão de literatura aponta para uma escassez de pesquisas associando o Pensamento Computacional à Matemática. A pesquisa tem como referenciais teóricos a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, a Teoria da Atividade de Leontiev, a Teoria da Aprendizagem Expansiva de Engeström, e o Pensamento Computacional de Brackmann, os quais balizaram o desenvolvimento de um processo formativo para professores que ensinam Matemática. A questão de pesquisa – Como uma proposta de formação continuada para professores que ensinam Matemática pode criar condições para o desenvolvimento do Pensamento Computacional? – foi respondida a partir de um curso aplicado na modalidade online, composto por encontros síncronos e tarefas em Ambiente Virtual de Aprendizagem. A pesquisa, de cunho qualitativo, com referencial em Bogdan e Biklen, analisou os dados produzidos durante o processo formativo, sendo estes constituídos por vídeos, áudios, observações, diálogos e tarefas. O processo de análise se deu em três etapas, sendo a primeira a criação de unidades de análise, a segunda a categorização dessas unidades e a terceira a constituição do texto de análise. As unidades de análise foram categorizadas de acordo com os níveis de contradição de acordo com a teoria da aprendizagem expansiva, permitindo caracterizar o ciclo de aprendizagem expansiva. O produto educacional é uma proposta de formação de professores desenvolvida durante a pesquisa, para o qual descrevemos o eixo conceitual, pedagógico e comunicacional, sendo materializado em um livro digital. Concluímos que a formação continuada de professores que ensinam Matemática proposta nesta pesquisa ocorreu conforme planejamento e cumpriu com os objetivos estabelecidos. As contradições constatadas foram superadas permitindo avaliarmos que houve aprendizagem, dessa forma os professores participantes formados estão aptos a criarem condições para que seus alunos desenvolvam o Pensamento Computacional.

This master's research aims to identify evidence of the development of computational thinking in teachers who teach mathematics through their participation in training on application programming. In this context, the National Curricular Common Base (BNCC) associates computational thinking with mathematical education. However, there is evidence that the initial training of mathematics teachers does not systematically address computational thinking, as the analyzed undergraduate mathematics programs only explore educational technologies as available teaching tools to approach specific mathematical content. Furthermore, our literature review indicates a scarcity of research associating computational thinking with mathematics. The theoretical frameworks for this research are Vigotski's Historical-Cultural Theory, Leontiev's Activity Theory, Engeström's Expansive Learning Theory, and Brackmann's computational thinking. These frameworks guided the development of a formative process for mathematics teachers. The research question - "How can a proposal for continuing education create conditions for the development of Computational Thinking by teachers who teach mathematics?" - was answered through an online course, consisting of synchronous meetings and tasks in a Virtual Learning Environment. This qualitative research, based on Bogdan and Biklen, analyzed the data produced during the formative process, including videos, audios, observations, dialogues and tasks. The analysis process consisted of three stages: creating units of analysis, categorizing these units, and composing the analysis text. The units of analysis were categorized according to the levels of contradiction based on the theory of expansive learning, allowing for the characterization of the expansive learning cycle. The educational product is the teacher training developed during the research, which is described in terms of conceptual, pedagogical, and communicational aspects, and materialized in a digital book. We concluded that the proposed continuing education for mathematics teachers in this research was carried out according to plan and achieved the established objectives. The identified contradictions were overcome, indicating that there was learning. Therefore, the trained participating teachers can create conditions for their students to develop computational thinking.


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