BIOCOMBUSTÍVEIS ALÉM DA QUÍMICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS DENTRO DA PERSPECTIVA CTSA – CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE

Carvalho, Franciely Lorenzon (2023-08)

dissertacao_mestrado

Atualmente o tema energia e a preocupação no cuidado e conservação do ambiente, tem se destacado em praticamente todos os meios de divulgação midiática, temos visto várias reportagens que incentivam a conscientização, porém a inserção de temas com caráter problematizadores e polêmicos trazem consigo entraves para sua efetiva abordagem. Estamos imersos em uma sociedade individualista, capitalista e com concepções contra hegemônicos, tornando-se imprescindível abranger Questões Sócio-Científicos (QSC) nas instituições estudantis, desse modo indo de encontro a uma educação libertadora (FREIRE, 1988). Nos últimos anos a inserção de abordagens temáticas no ensino, tem aumentado visto a necessidade de avanços das práticas pedagógicas, buscando a motivação do aluno e mitigação na defasagem do ensino nas escolas brasileiras, principalmente nos últimos anos escolares. Porém nos deparamos com uma grande barreira na efetivação e sucesso dessas abordagens, visto que muitos docentes não tiveram em sua formação inicial, disciplinas voltadas para práticas e debates das metodologias de ensino, assim os professores possuem práticas pedagógicas que não se articulam com as metodologias interdisciplinares e integrativas. Dessa forma, ressalta-se a busca da revisão e reformulação dos processos de ensino-aprendizagem em cada um de seus segmentos. Dentro desta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo, proporcionar uma formação de professores alicerçada a luz do movimento CTSA, integrando o conhecimento científico por meio da produção de ferramentas, oferecendo assim aos docentes arcabouços conceituais, metodológicos e práticos para implementação de um ensino a respeito de QSC. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e utilizou-se como metodologia da intervenção os três momentos pedagógicos, a pesquisa ação e para análise de dados, utilizamos a ATD. Obtivemos como resultado uma formação que de fato contribui com uma formação científica e transformadora. Por meio da pesquisa, podemos concluir que a abordagem CTSA, apresenta grande vantagem frente a abordagem tradicional, pois esta aborda os conteúdos relacionando com todos os eixos no seu entorno, o que é fundamental à formação do cidadão e o desenvolvimento da sua consciência, criticidade e responsabilidade social.


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