Ensino da geografia no diálogo com a educação ambiental nas práticas escolares dos professores do ensino fundamental

Rangel, Dorian Miranda (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi compreender como o ensino da Geografia pode dialogar com a Educação Ambiental nas práticas escolares dos professores de Ensino Fundamental II em uma escola do distrito de Bebedouro, em Linhares/ES. Para isso, foi realizada uma investigação junto aos docentes da referida escola, quanto a suas práticas pedagógicas e quais os possíveis diálogos entre a Geografia e a Educação Ambiental, mediante a análise de seus planos de cursos, as relações existentes comas temáticas trabalhadas em sala de aula e em espaços não formais de educação. Buscou se, junto aos docentes, como são realizadas as atividades escolares dentro da escola e suas relações com práticas geográficas na perspectiva da educação ambiental. Para a fundamentação teórica da pesquisa, buscaram-se ideias estabelecidas em Freire (2002; 2005; 2007), Vygotsky (1991; 1993; 2001), Loureiro (2003; 2004; 2012), Tristão (2005; 2010) e Dias (2013). As reflexões orientadas a partir das leituras e interpretações das obras dos referidos autores possibilitaram o percurso das ações propostas pela pesquisa para uso de possíveis diálogos entre a Geografia e a Educação Ambiental no segmento do Ensino Fundamental II. A metodologia teve como campo de investigação o conteúdo e a práxis desenvolvida pelos professores numa pesquisa-ação, quali-quantitativa, intervencionista, documental e participante. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação com anotações no diário de campo e a aplicação de um questionário com questões objetivas e abertas, além de práticas colaborativas, os quais foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados encontrados na pesquisa apontaram que é possível dialogar com a Educação Ambiental nas práticas escolares dos professores de Ensino Fundamental II em uma escola do distrito de Bebedouro, em Linhares/ES. Como produto educacional foi construído com os professores, um caderno com práticas pedagógicas realizadas desenvolvido para auxiliar o trabalho docente, numa contribuição para futuras ações no segmento do Ensino Fundamental II com suas devidas adequações.


Collections: