Educação do campo e formação humana : a práxis educativa dos educadores do CEIER de Vila Pavão no ensino médio integrado

Helmer, Claudiney (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a práxis educativa dos educadores do CEIER de Vila Pavão – ES, como elemento fundamental para a formação humana integral dos jovens egressos do Curso Técnico de Agropecuária. Pretende-se investigar se a prática dos educadores do CEIER de Vila Pavão contribui para um processo de formação humana integral dos jovens egressos do Curso Técnico de Agropecuária. Para estudar a categoria formação humana integral, a pesquisa se inspira no materialismo histórico e dialético, por meio do diálogo entre Marx, Gramsci e Freire, como aportes primários. No que tange à educação do campo, esta pesquisa se fundamenta em Molina, Caldart, Jesus e outros autores. Assim, busca-se, no desenvolvimento da investigação, algumas categorias do método do materialismo histórico e dialético, em diálogo com a educação do campo, para analisar o processo de formação humana integral dos egressos do Curso Técnico de Agropecuária através da práxis educativa dos educadores. Em sintonia com o método do materialismo histórico e dialético, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa com instrumentos e técnicas de produção de dados, como entrevista, observação e diário de campo de pesquisador. Os resultados alcançados apontam um grande desafio educacional na formação integral na sociedade atual, apesar de todo esforço da equipe escolar. Apresentou também duas fortes concepções, na visão dos egressos, a bancária e a libertação. Na prática dos educadores, encontramos sinais de uma educação problematizadora, pautada no diálogo, no respeito, na solidariedade entre estudantes, professores e gestão escolar como mediadores da formação. A efetivação da pedagogia “Ceieriana”, como apontado na pesquisa, concretiza-se nas atividades práticas desenvolvidas na propriedade, tendo o trabalho como princípio educativo, quando integram as disciplinas do núcleo comum com as disciplinas na base técnica, específica da formação profissional. A pesquisa também apontou que o trabalho desenvolvido pelos estudantes, orientados pelos professores, corroboram com a tendência pedagógica freiriana e a busca de uma educação capaz de transcender o currículo hegemônico.

ABSTRACT: The present work has as general objective to analyze the educational praxis of the educators of the CEIER of Vila Pavão – ES, as a fundamental element for the integral human formation of the young graduates of the Agricultural Technical Course. It is intended to investigate whether the practice of the educators of the CEIER of Vila Pavão contributes to a process of integral human formation of the young graduates of the Technical Course of Agriculture. It is intended to investigate if the practice of the educators of the CEIER of Vila Pavão contributes for a process of integral human formation of young graduates of the Technical Course of Agriculture. To study the category integral human formation, the research is inspired by historical and dialectical materialism, through the dialogue between Marx, Gramsci and Freire, as primary contributions. With regard to rural education, this research is based on Molina, Caldart, Jesus and other authors. Thus, it is sought, in the development of the investigation, some categories of the method of historical and dialectical materialism, in dialogue with rural education, to analyze the process of integral human formation of the graduates of the Technical Course of Agriculture through the educational praxis of the educators. In tune with the method of historical and dialectical materialism, the research had the qualitative approach whit instruments and techniques for data production, such as interview, observation and researcher's field diary. The results achieved indicate a great educational challenge in the integral formation in the current society, despite all the effort of the school staff. It also presented two strong conceptions present, in the view of the graduates, the banking and the liberation. In the practice of educators, we find signs of a problematizing education, based on dialogue, respect, solidarity between students, teachers and school management as mediators of training. The effectiveness of pedagogy “Ceieriana”, as pointed in research materializes practical activities developed at property, taking work as an educational principle, when integrate the disciplines of the common core with the disciplines on the technical basis specific to vocational training. The research also pointed that the work developed by the students, guided by the teachers, corroborate with the Freirean pedagogical tendency and the search for an education might of transcending the hegemonic curriculum.


Collections: