Políticas públicas de assistência estudantil no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) : ações do campus Vitória

Côco, Everaldo (2020)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa analisa as ações de implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitória, no período de 2011 a 2018. Em termos teóricos, privilegiou-se o enfoque das políticas públicas de educação (profissional), entendidas como um direito dos cidadãos, jovens e adultos. Do ponto de vista metodológico, realizou-se pesquisa qualitativa, articulando análise documental (de normativas, planos, relatórios e editais) e informações coletadas por meio de entrevistas, no contexto da instituição pesquisada. Os resultados indicam que é possível observar avanços relacionados à elaboração de normas e orientações, regulando a implementação da assistência estudantil, de modo a compor uma trajetória de implantação e de ampliação do atendimento aos discentes. Por outro lado, podem-se verificar desafios, principalmente ligados a atrasos nos repasses dos recursos e a cortes orçamentários, num quadro de transformações no perfil dos alunos, demandando maior expansão de apoio institucional. Assim, evidencia-se a importância da implementação da assistência estudantil para a garantia do acesso e da permanência dos estudantes, reconhecendo a repercussão dessa assistência nos indicadores de desempenho institucional.