INFLUÊNCIA DA COBERTURA ANTIFOULING NO DESEMPENHO DE BARCAÇAS OCEÂNICAS

Santos, Jéssica Sales Pereira dos ; Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) ; Norsul ; Santos, Jéssica Sales Pereira dos ; Aiolfi, Cristiano Severo ; Bottoni, João Carlos Mantovani ; Nascimento, Alexandre Carvalho do (2023)

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A COP26 apresentou como objetivo mobilizar a sociedade em prol de transformar navios com seus combustivéis derivados de petróleo emissores de 40% menos CO2 até 2030 e não emissores até 2050. As companhias marítimas comprometidas com as questões ambientais que as cercam são cada vez mais proativas no processo de descarbonização. A Norsul em comum acordo com as necessidades mundiais de reduções relevantes, embarcou em suas navegações revestimentos antifouling’s que possuem refino tecnológico para reduzir a quantidade de incrustações em seus cascos, para que dessa maneira, então, obtenha-se uma redução a resistência ao avanço que resulta na queda de consumo de combustíveis fósseis e uma consequente baixa na quantidade de gás carbônico lançado na atmosfera. Pautado nessa premissa o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso que avalia o comportamento de diferentes proteções superficiais presentes em três barcaças pertecentes ao tráfego Belmonte. Foi realizado um estudo analítico da perfomance das embarcações tendo como base os seus dados de telemetria. Realizou-se ainda uma avaliação do comportamento visual a olho nú da capacidade anti-incrustante de proteções superficiais de hidrogel de silicone ativo. Por fim, a análise permitiu verificar que há uma relação direta entre a redução de atrito, causado pela ação antifouling do hidrogel de silicone e a redução de emissão de CO2 por parte das barcaças, notável pelo resultado da prognóstico realizado, onde estimou-se uma redução de 17,72% de CO2 lançados na atmosfera por viagem decorrente de uma queda de aproximadamente 18% no consumo de combustível.


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