Ensino de química na Educação de Jovens e Adultos: um levantamento da produção de teses e dissertações
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A Educação de Jovens e adultos (EJA) é uma modalidade de ensino com características peculiares, o que também implicaria na diferenciação de materiais didáticos e metodologias de ensino. Isso interfere na apresentação e forma que são passados os conteúdos de química, que muitas vezes, acabam sendo de forma fragmentada e desconexa. Diante disso, o objetivo deste estudo é de identificar diferentes problemáticas relacionadas ao ensino de química para jovens e adultos através da análise de produções de teses e dissertações que tratam sobre o ensino de Química na EJA no decênio de 2012 a 2022. Para atingir tal objetivo, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, utilizando a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como lócus de pesquisa em um recorte temporal dos últimos dez anos (2012–2022). Os resultados possibilitaram analisar o levantamento de teses e dissertações sob três principais eixos: a) Metodologias, e práticas pedagógicas para EJA; b) Tecnologias e Avalição na EJA; e c) EJA e sociedade: mundo do trabalho, educação popular e formação humana, formação de professores e especificidades do público da EJA. Os dados analisados demonstraram que existe um número pequeno de pesquisas que considerem as especificidades do ensino de Química para a EJA, sobretudo no que se refere à materiais didáticos, pois a grande maioria das pesquisas demonstram que se trata de uma disciplina desafiadora para muitos dos educandos desta modalidade de ensino. Tal fato nos indica que existe uma contradição entre as necessidades educacionais desse público em relação à ausência de maior produção que demonstre as inovações metodológicas e de materiais didáticos apropriados para o ensino de Química na EJA.
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