Formação-ação-reflexão de professores de cursos profissionalizantes para educação financeira por meio de um curso MOOC

Pinto, Mário Luiz Gomes ; Passos, Marize Lyra Silva ; Nobre, Isaura Alcina Martins (2023-02-16)

dissertacao_mestrado

O presente trabalho foi desenvolvido no programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática – Educimat, no âmbito do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo, buscou analisar as contribuições de uma formação na modalidade inicial e continuada, ofertada a partir de um curso MOOC intitulado “FORMAÇÃO-AÇÃO-REFLEXÃO DE PROFESSORES DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA” para alunos-docentes que atuavam no programa “Qualificar ES”. Este curso foi ofertado em parceria com a SECTIDES - Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico do Estado do Espírito Santo com a colaboração da Gerencia de Educação Profissional - GEP. A pesquisa de cunho qualitativo, exploratório e descritivo, baseou-se na aplicação do curso e na análise de suas contribuições, considerando o processo formativo pautado no modelo formação-ação-reflexão. Como sujeitos da pesquisa, tivemos professores em regime de designação temporária, sendo cerca de 200 professores, de diferentes áreas de formação, dentre os quais os que aceitaram livremente participar da pesquisa, denominados aqui como alunos-docentes. Como resultados, temos que de um lado os estudos permitiram perceber que há divergência entre as prescrições e as práticas para o ensino sobre educação financeira e que, apesar de estarmos caminhando para o desenvolvimento da área, a falta de consenso sobre o tema nos colegiados dos cursos de formação tem atrasado a sua definição e adoção de fato. Por outro lado, surgem questionamentos sobre as bases legais constituídas em cima das estratégias oferecidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), se estas propiciam verdadeiramente uma educação matemática crítica capaz de desenvolver a autonomia, a consciência e a cidadania. Palavras-chave: Educação Financeira; Educação Matemática Crítica. Formação de Professores; MOOC; Programa Qualificar ES.

The present work was developed in the Professional Master's program in Education in Science and Mathematics - Educimat, in the scope of the Federal Institute of Education of Espírito Santo, seeking to analyze the contributions of a training in initial and continued modality, offered from a MOOC course entitled "TRAINING-ACTION-REFLECTION OF TEACHERS OF PROFESSIONALIZING COURSES FOR FINANCIAL EDUCATION" for student-teachers who worked in the program "Qualificar ES". This course was offered in partnership with SECTIDES - Secretariat of Science, Technology, Innovation, Professional Education and Economic Development of the State of Espírito Santo with the collaboration of the Management of Professional Education - GEP. The qualitative research, exploratory and descriptive, was based on the application of the course and the analysis of its contributions, considering the training process based on the training-action-reflection model. As subjects of the research, we had teachers under temporary assignment, about 200 teachers, from different areas of training, among whom were those who freely agreed to participate in the research, here called student-teachers. As results, the study allowed us to realize that there is divergence between the prescriptions and practices for teaching about financial education and that, although we are heading towards the development of the area, the lack of consensus on the subject in the colleges of education courses has delayed its actual definition and adoption. On the other hand, questions arise about the legal bases built upon the strategies offered by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), the National Strategy for Financial Education (ENEF) and the Common National Curricular Base (BNCC), whether they truly provide a critical mathematics education capable of developing autonomy, awareness and citizenship. Keywords: Financial Education; Critical Mathematics Education; Teacher Training; MOOC; Qualificar ES Program.