Uma proposta de avaliação diagnóstica multidimensional da aprendizagem de programação na formação profissional

Scarpati, Evandro das Virgens (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: Alunos ingressantes nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, nas disciplinas que necessitam aprender programação de computadores, onde são exigidas habilidades como abstração, compreensão de problemas, análise de códigos e pensamento lógico, não raro, enfrentam dificuldades de aprendizagem em programação. Uma estratégia para conhecer suas possíveis dificuldades e habilidades nas atividades práticas de programação é realizar avaliações diagnósticas. Por meio de um sistema de análise automática de códigos-fontes, é possível identificar as habilidades e dificuldades encontradas pelos alunos, porém, sem conhecer ainda os fatores envolvidos. Na avaliação diagnóstica multidimensional proposta neste trabalho foram acrescentadas à análise automática do códigos-fontes, de caráter cognitivo, contribuições baseadas na Psicometria, procurando conhecer e diagnosticar o aluno identificando fatores que apontam habilidades e dificuldades na programação e, com isso, direcionar as ações dos processos de ensino e de aprendizagem, durante o período inicial de formação deste aluno. Dessa forma, esta pesquisa possibilitou o desenvolvimento, como produto educacional, um guia didático de avaliação diagnóstica para professores de programação, apontando contribuições da Psicometria por meio de uma análise multidimensional da aprendizagem de programação na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sob a concepção da formação profissional integral e omnilateral. A pesquisa teve como sujeitos os alunos da primeira série dos Cursos Técnicos de Automação Industrial e Informática para Internet Integrados ao Ensino Médio. Para pesquisas e trabalhos futuros, sugerimos avaliar os impactos da avaliação diagnóstica multidimensional em programação de forma a promover ações de intervenções, a fim de potencializar o conhecimento em programação. Espera-se que esta pesquisa sirva também como um instrumento de discussão das teorias psicométricas na análise da estrutura de avaliações diagnósticas e aponte para a necessidade de um maior acompanhamento pedagógico acerca das possíveis dificuldades existentes no processo de aprendizagem de programação dos estudantes da EPT.


Collections: