A modalização em textos jornalísticos e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental II
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa sobre a modalização e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental II foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – Profletras, na área de concentração: Linguagens e Letramentos, dentro da linha de pesquisa: Estudos da Linguagem e Prática Social. Nosso objetivo foi entender a modalização discursiva e os sentidos decorrentes dela em enunciados, sobretudo em textos jornalísticos, a fim de ajudar os alunos a usar conscientemente tal conhecimento nas operações de linguagem. O estudo justifica-se pelo fato de o sujeito necessitar posicionar-se por meio da linguagem, com propriedade e autoridade, no seu contexto social. A pesquisa de natureza qualitativa, inspirada no tipo participante, foi ancorada nas contribuições de Franchi (1991), Koch (2000), Fiorin (2000), Castilho e Castilho (2002), Marcuschi e Dionísio (2007), Rezende (2008) e outros pesquisadores. Além de uma investigação bibliográfica, fizemos uma pesquisa empírica em uma escola pública com alunos do Ensino Fundamental, por meio de uma sequência de atividades trabalhada em sala de aula. As práticas refletiram na produção dos estudantes, que puderam se apropriar da modalização, e resultaram no produto educacional em forma de e-book, com atividades sob uma abordagem epilinguística. Nossa expectativa é contribuir para um uso mais reflexivo da língua no Ensino Fundamental.
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